Notícias
Araras-canindé são transferidas para reabilitação no Projeto Papagaio da Caatinga
Arara-canindé resgatada se alimentando após chegada ao Cetas-PE - Foto: Jaquelyne Costa/Ascom/Cemafauna/Univasf
Petrolina/PE – No dia 6 de maio, uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), realizou o transporte de 27 araras-canindé (Ara ararauna) até o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), em Petrolina.

- Equipe do Ibama e do CPRH chegando com as 27 araras-canindés resgatadas - Foto: Jaquelyne Costa/Ascom/Cemafauna/Univasf
Os animais foram encaminhados a partir de quatro diferentes Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), com o objetivo de integrar um novo projeto voltado à reabilitação de psitacídeos no âmbito do Projeto Papagaio da Caatinga. A iniciativa busca preparar as aves para futura reintrodução em áreas de ocorrência natural, sobretudo no sul do estado do Piauí — região de onde, em sua maioria, foram originalmente retiradas.
A ação representa mais um passo no esforço integrado entre instituições federais e estaduais para recuperar indivíduos vítimas de tráfico, cativeiro ilegal ou maus-tratos, promovendo sua reabilitação e reinserção segura em ambientes naturais. A articulação entre os Cetras e o Cemafauna amplia a capacidade de resposta à demanda por acolhimento, tratamento e preparo para soltura de espécies da fauna brasileira.

- Araras-canindé se socializando em recinto do Cetas-PE - Foto: Jaquelyne Costa/Ascom/Cemafauna/Univasf
A importância da Rede Cetas
A Rede Cetas é composta por Centros de Triagem de Animais Silvestres mantidos pelo Ibama e parceiros em diversos estados do país. Esses centros desempenham papel essencial na recepção, avaliação, tratamento, reabilitação e destinação adequada de animais silvestres resgatados, apreendidos ou entregues voluntariamente.
Além de contribuir diretamente para o bem-estar animal, a atuação da Rede Cetas é estratégica para a preservação da fauna silvestre brasileira, ajudando a combater o tráfico de espécies, recuperar indivíduos para a natureza e gerar dados fundamentais para ações de fiscalização e conservação.
O Ibama reafirma seu compromisso com a proteção da biodiversidade, promovendo ações integradas de reabilitação e soltura que respeitam o bem-estar dos animais e fortalecem os esforços de preservação dos biomas brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015