Notícias
Ibama realiza campanha em homenagem ao Dia das Mães
Brasília (07/05/2021) - “Cuidar do Cetas é um trabalho de amor”, resumiu Isabel Chaves, servidora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) há 34 anos e mãe. Com a proximidade do Dia das Mães a servidora não pôde deixar de pensar nos pontos em comum entre seu trabalho e a maternidade.
Isabel tem duas filhas, Vitória de 21 anos e Bárbara de 9. Há 2 anos, também foi incumbida da missão de trabalhar no Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Distrito Federal. A caçula Bárbara, que já conhece o trabalho do centro, sonha em ser veterinária no futuro. Para Isabel, uma mãe dá tudo que tem pelo seu filho, “e assim também é com o Cetas, onde damos o nosso máximo pela mãe natureza”.
A campanha “Amor de mãe não tem espécie” tem como objetivo abraçar, ainda que virtualmente, todas as mães que trabalham no Ibama. Entre elas, também está a Fernanda de Azevedo, analista ambiental do órgão desde 2009 e há 11 anos trabalhando no Cetas do Rio Grande do Sul. Diferente de Isabel, Fernanda é mãe de Padawan, Rajah, Meliante e Diego, três gatos e um cachorro, sem raça definida. “Mais do que mãe de bicho doméstico, sou mãe de bicho silvestre, pois já perdi as contas de quantos animais passaram por mim, incluindo filhotes órfãos”, explica.
Os Cetas são unidades responsáveis pelo manejo dos animais que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares. Fernanda esclarece que filhotes exigem atenção especial, alimentação de duas em duas horas, aquecimento, cuidados com a higiene e tudo isso demanda tempo, carinho e muito trabalho, assim como é a maternidade.
“Ser mãe de filho do Cetas é muito difícil, pois ele fica sob seus cuidados por um breve período e você terá que prepará-lo para retornar à natureza. A mãe de pet fica com ele em casa, no caso do animal silvestre, não. Preparar filhos para o mundo não é fácil”, acrescenta a veterinária, grata pela função materna.
Cetas
Com a finalidade de receber, identificar, marcar, triar e avaliar animais silvestres, os Centros de Triagem de Animais Silvestres também realizam a recuperação, reabilitação e destinação desses animais, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza. O subsídio a pesquisas científicas também é uma função dos Cetas.
No Dia das Mães, comemorado neste domingo (9), o Ibama quer celebrar o amor. Independente da espécie, cuide da sua mãe e também da mãe natureza. Este é o mote da campanha, que pode ser assistida pelo canal do Instituto no YouTube.
Assessoria de Comunicação do Ibama