Notícias
Aranhas caranguejeiras apreendidas pelo Ibama serão reintroduzidas à natureza
- Foto: Elói Venturini Jr/Ibama
Brasília (17/06/2021) - Dezenove aranhas caranguejeiras foram apreendidas em uma ação de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Aeroporto Internacional de Viracopos na última sexta-feira (11). Os animais foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí - SP.
A apreensão aconteceu após a Receita Federal acionar o Ibama para verificar uma possível situação de tráfico internacional de animais silvestres. As 19 aranhas e uma ooteca (bolsa de seda que envolve e protege os ovos) estavam acondicionadas em caixas de fósforos e seriam despachadas para a Polônia.
O remetente da carga recebeu duas multas, que totalizam R$ 21,5 mil, por exportação ilegal de animais silvestres sem autorização da autoridade competente e por prestar informações falsas em procedimento administrativo ambiental (falsa declaração de conteúdo em remessa de exportação). O Ministério Público Federal também deve apresentar denúncia criminal que pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa.
No CRAS elas serão alimentadas e preparadas para serem reintroduzidas na natureza. Os animais ainda passarão por processo de identificação do gênero da espécie, o que possibilitará saber se elas fazem parte da lista de animais em extinção.
Assessoria de Comunicação do Ibama