Notícias
Simulado com participação do Ibama aborda resgate de fauna na região costeira
Equipe de emergências ambientais e de licenciamentos marinhos e costeiros do Ibama no posto de comando do simulado, no RJ - Foto: divulgação/Ibama
Brasília/DF (22/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou, entre os dias 9 e 11 deste mês, de simulado de emergência realizado pela Petrobras por determinação de condicionante em processo de licenciamento conduzido pelo Instituto, voltado ao resgate de fauna em ambiente offshore (longe da costa). A atividade integrou os procedimentos de preparação e avaliação da capacidade de resposta ambiental da empresa em operações marítimas.
A atuação do Ibama ocorreu de forma integrada em diferentes frentes, com atuação no Posto de Comando instalado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e no Posto de Comando Local, em Oiapoque (AP). Também foram mobilizadas equipes embarcadas para o acompanhamento do transbordo de fauna no ponto de encontro localizado no rio Oiapoque e para a observação de ações de resgate de fauna em ambiente nearshore (próximo da costa), na mesma região.Atuaram como avaliadores representantes da Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros (CGMac). Como observadores, participaram representantes do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), da Unidade Técnica de Oiapoque, além de integrantes das Equipes Técnicas de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais dos estados do Amapá e do Rio de Janeiro.
O simulado teve como objetivo exercitar ações de resposta à fauna, com ênfase em pontos de melhoria identificados durante a Avaliação Pré-Operacional (APO) — condicionante da licença de operação requerida para as atividades de perfuração marítima no bloco FZA-M-59, localizado na Margem Equatorial, no estado do Amapá.
Durante a atividade, o Ibama acompanhou o resgate offshore de fauna oleada e o encaminhamento dos animais ao Centro de Atendimento à Fauna (CAF) da Petrobras, em Oiapoque, onde são realizadas as etapas subsequentes de manejo, reabilitação e destinação.
A participação do Ibama no simulado reforça a atuação do Instituto no licenciamento, avaliação, fiscalização e acompanhamento das ações de resposta a emergências ambientais, contribuindo para o aprimoramento dos planos operacionais e para a proteção da fauna marinha e costeira em empreendimentos licenciados.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
