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ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

RAES reforça estratégia para fortalecer alimentação escolar na América Latina e Caribe

No XI Fórum Regional, a Rede de Alimentação Escolar Sustentável reuniu 18 países e reafirmou compromisso de melhorar a nutrição de 85 milhões de estudantes com apoio da FAO, ABC e FNDE
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Publicado em 17/07/2025 10h45
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Foto Julissa Mercado
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Foto Julissa Mercado

De 15 a 17 de julho, o XI Fórum Regional de Alimentação Escolar reuniu ministros, secretários, embaixadores, gestores e especialistas para debater avanços e desafios da política alimentar na América Latina e no Caribe. Promovido pelo governo de Honduras e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), em San Pedro Sula, o evento teve como destaque a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), que organizou um evento paralelo com alguns de seus países-membros presentes.

Criada em 2018, a RAES é uma iniciativa de cooperação Sul‑Sul trilateral desenvolvida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), reconhecida como pilar para a extensão e fortalecimento de programas que contribuem para erradicar a fome e melhorar a nutrição de mais de 85 milhões de estudantes na região.

O FNDE foi representado por Karine Santos, coordenadora‑geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que destacou a importância da articulação na área. “A intersetorialidade é basilar para programas nacionais de alimentação escolar. A articulação de múltiplos atores que discutem aspectos específicos do programa gera impactos diretos na melhoria da execução. No Brasil, vale ressaltar a atuação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, que reúne mais de 20 ministérios e promove coordenação entre órgãos e entidades na área.” 

RAES: estratégia coletiva de grande alcance
O economista‑chefe da FAO e representante regional interino para a América Latina e o Caribe, Máximo Torero, apresentou o trabalho da organização na região e destacou a criação da RAES como elemento essencial desse processo. 

“Os programas de alimentação escolar são decisivos: chegam a quem mais precisa, absorvem o impacto das crises e fortalecem a resiliência das comunidades. A FAO ajudou a criar mais de 23 mil Escolas Sustentáveis na região, promovendo hortas pedagógicas, compras locais e modelos que conectam alimentação, produção e desenvolvimento territorial”, afirmou, citando a experiência de Escolas Sustentáveis, presente em 14 países e apoiada pela Cooperação Internacional Brasil‑FAO. 

Reunião dos países‑membros da RAES
Além de participar do fórum, a RAES promoveu uma sessão paralela com países‑membros e convidados. Najla Veloso, especialista sênior em alimentação escolar da FAO e secretária executiva da Rede, ressaltou a importância de espaços de diálogo e a necessidade de sinergias com instituições engajadas no tema. Estiveram presentes representantes de Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Honduras, Jamaica, Guatemala, Peru, Uruguai e Venezuela. O objetivo foi reforçar as articulações nacionais, regionais e globais em curso. 

“A RAES quer seguir como parte ativa desse movimento, cujo objetivo é avançar para programas de alimentação escolar baseados no direito humano à alimentação adequada, que ofereçam frutas, verduras, legumes e refeições saborosas a todos os estudantes”, disse Veloso. “Apresentamos várias estratégias que já estão em implementação na Rede.” 

Paola Barbieri, analista de projetos da ABC, reforçou o compromisso da instituição com a cooperação em alimentação escolar na região. “A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) é um mecanismo potente da cooperação para fortalecer programas de alimentação escolar em cada um dos países membros da Rede, ao mesmo tempo em que promove o estabelecimento de uma agenda regional e apoia o alcance do objetivo da Coalizão para a Alimentação Escolar.”

Compromisso político
Saulo Ceolin, coordenador‑geral de segurança alimentar e nutricional do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e co‑coordenador da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, destacou o apoio da Cooperação Internacional Brasil‑FAO aos programas de alimentação escolar na região desde 2009. Ceolin afirmou que esse trabalho articulado em rede contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforçou a importância do compromisso dos 18 países‑membros da RAES com o fortalecimento dessa política.

Com informações da RAES

Educação e Pesquisa
Tags: FNDEPNAE
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      • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
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      • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
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      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
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      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
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      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
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      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
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      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
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      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
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      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
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