Notícias
GESTÃO EDUCACIONAL
Presidente do FNDE participa do 11º Fórum Mineiro de Educação em BH
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou na manhã desta quarta-feira (10/9) do 11º Fórum Mineiro de Educação, realizado em Belo Horizonte/MG pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Ela conduziu a palestra “FNDE e os Municípios: Parceria para a Garantia do Direito à Educação”.
Com o tema “Educação pública: gestão educacional e políticas públicas”, o fórum tem como objetivo reunir secretários municipais de educação, técnicos e profissionais da área em um espaço de formação, troca de experiências e alinhamento das políticas públicas em Minas Gerais.
Segundo Pacobahyba, o FNDE tem buscado reforçar o trabalho conjunto com as prefeituras. “Sem dúvida, é uma oportunidade importante para falarmos sobre a estrutura do FNDE e do MEC, nos aproximar dos gestores municipais e dialogar sobre os desafios e soluções para aprimorar a educação básica no nosso país”, afirmou.
A presidente destacou o papel dos programas da autarquia no fortalecimento da gestão educacional. “Viemos explicar como os gestores podem acessar recursos federais para a educação básica. Uma autarquia como o FNDE tem causado muito impacto em todos os programas – seja na alimentação escolar, nos ônibus, nas obras, nos livros didáticos e muitos outros.”
Para Fernanda Pacobahyba, a missão da instituição vai além da execução orçamentária. “Trouxemos nossa apresentação especialmente focada nos municípios de Minas Gerais. É nossa missão prestar assistência técnica e sabemos que é um desafio contínuo ouvir demandas, sanar dúvidas e reforçar nosso compromisso em capacitar os gestores para que tenham todas as ferramentas necessárias para acesso aos programas do FNDE.
Um dos eventos mais relevantes do calendário educacional mineiro, o encontro, realizado nos dias 9 e 10 de setembro, abordou temas como atualização, monitoramento e elaboração dos Planos Municipais de Educação (PME), inserção da BNCC da Computação nos currículos, financiamento da educação e ensino de empreendedorismo. Na programação paralela, a Sala de Formação discutiu ainda inclusão, equidade racial e acessibilidade nas escolas.