Notícias
GESTÃO EDUCACIONAL
PDDE participa de evento do Sebrae sobre inovação e gestão pública em Alagoas
A equipe do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), participou nesta quinta-feira (9), em Maceió (AL), do Transformar Juntos Alagoas, evento promovido pelo Sebrae Alagoas. O encontro reuniu prefeitos, gestores públicos e especialistas para debater inovação, tecnologia e políticas voltadas ao fortalecimento dos municípios alagoanos.
Representaram o FNDE a coordenadora-geral do PDDE, Fernanda Lucena Ribeiro Vilela, e a coordenadora de Assistência, Monitoramento e Avaliação do programa, Hilda Souza. O evento integra um movimento nacional do Sebrae que busca aproximar o setor público do empreendedorismo, promovendo parcerias e soluções conjuntas para os desafios da gestão municipal. A iniciativa fomenta a inovação, a colaboração e o desenvolvimento sustentável, com foco na eficiência das políticas públicas locais.
PDDE: recursos que fortalecem a economia local
Durante a programação, a equipe do FNDE participou de sala temática sobre estratégias de aplicação dos recursos do PDDE em benefício das empresas locais, discutindo o uso eficiente dos repasses feitos diretamente às escolas públicas. O painel destacou o impacto dessas transferências no fortalecimento da economia regional, na transparência da gestão e na melhoria da qualidade educacional.
A coordenadora-geral do PDDE, Fernanda Lucena, ressaltou a importância da participação da comunidade escolar nas decisões sobre o uso dos recursos.
“O dirigente do caixa escolar pode ser o diretor da escola ou outro ator da comunidade, como os pais de alunos que desempenham a função de presidentes das unidades executoras. Com isso, temos efetivamente a participação da comunidade no acompanhamento da aplicação dos recursos”, afirmou.
Essa gestão descentralizada e democrática é um dos principais diferenciais do programa, permitindo que as escolas respondam rapidamente às suas necessidades específicas e, ao mesmo tempo, movimentem o comércio e os serviços locais.
Fernanda destacou ainda que, com 30 anos de existência, o PDDE se consolidou como política de Estado e segue sendo referência em inovação na gestão pública. “O PDDE repassa o recurso diretamente para o caixa escolar, permitindo que a escola invista em melhorias de infraestrutura física e pedagógica para garantir seu pleno funcionamento”, explicou.