Notícias
INFRAESTRUTURA ESCOLAR
Nova creche reforça a educação infantil em Quixadá (CE)
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou nesta terça-feira (12) da inauguração da Creche Raimundo Cândido da Silva, no distrito de Juatama, em Quixadá (CE). A entrega marca mais um investimento do Governo Federal, por meio do FNDE e do Ministério da Educação (MEC), para ampliar o acesso e garantir mais qualidade à educação infantil.
De tipologia Creche Pré-Escola Tipo 2, a nova unidade escolar tem capacidade para atender até 188 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) ou 94 crianças em período integral, oferecendo um ambiente moderno, seguro e acolhedor, que contribui para o desenvolvimento integral das crianças e fortalece a rede municipal de ensino.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão do Governo Federal, a obra foi iniciada em 2014 e está sendo concluída e entregue nesta gestão, como resultado do esforço conjunto para garantir a finalização de equipamentos educacionais essenciais para os municípios brasileiros.
“Seguimos trabalhando para que cada entrega signifique mais oportunidades e um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou a presidente do FNDE durante a solenidade, que também contou com a presença do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, e de outras autoridades locais.
Investimentos - Entre 2023 e 2024, o Brasil registrou um avanço significativo na entrega de creches. O número de unidades concluídas passou de 223 em 2023 para 269 em 2024, criando cerca de 13.656 novas vagas em dois turnos (ou 6.828 em período integral).
Em 2025, até o momento, já foram finalizadas 312 creches, o que representa a criação de 61.568 novas vagas em dois turnos (ou 30.784 em período integral) — um indicativo de crescimento contínuo na oferta de educação infantil em todo o território nacional.
Além disso, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Seleções), o Governo Federal já garantiu a construção de 1.178 novas creches na primeira etapa do programa. No segundo ciclo, com resultado divulgado em julho de 2025, foram anunciadas mais 505 unidades. Esses investimentos reforçam o compromisso do Governo Federal em ampliar a rede de educação infantil, com obras que representam um investimento global de bilhões de reais, beneficiando milhares de famílias brasileiras e fortalecendo a base educacional do país.