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Gestão Educacional

FNDE sedia abertura do encontro “Financiamento de Escolas em Tempo Integral” com participação do MEC e do CAF

Representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estiveram presentes no FNDE para dar início às discussões do Programa Escolas em Tempo Integral (ETI)
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Publicado em 01/08/2023 18h31 Atualizado em 01/08/2023 18h33
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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sedia encontro “Financiamento de Escolas em Tempo Integral”. Representantes do Ministério da Educação (MEC), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e técnicos do FNDE participaram da abertura do evento que ocorreu no auditório do FNDE, na manhã desta terça-feira, 1º de agosto.

Após a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, realizar sua explanação sobre o contexto desse encontro, o Executivo Señior do CAF no Brasil, José Rafael Neto, e a representante do CAF no Brasil, Estefania Laterza, também falaram sobre a oportunidade de construir um projeto que vai transformar a vida dos estudantes brasileiros.

O objetivo do evento é promover o alinhamento entre os órgãos para o financiamento do Programa Escolas em Tempo Integral (ETI), contemplando uma parceria FNDE/MEC e CAF. O encontro será composto por oficinas que ocorrerão ao longo de três dias na sede do FNDE. Os grupos de trabalho serão realizados para avaliação da situação atual da política de escolas em tempo integral, bem como os impactos da implantação da ETI nos programas do FNDE, entre outras discussões. O evento contará com a participação de técnicos da autarquia, representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e representantes do CAF.

A presidente Fernanda Pacobahyba ressaltou a importância da realização do evento e destacou a missão do atual governo no desenvolvimento da educação brasileira. “O propósito de estarmos aqui é alinhar com as equipes que já estruturam esse projeto aqui no FNDE junto com o CAF, dentro da linha que nós já temos, com vários modelos de escola, ofertando essa possibilidade para todo o país. Estamos todos aqui para isso”, afirmou.

Para José Rafael Neto, o encontro é uma oportunidade única para se avançar na expansão da educação integral no país. “A ideia é nos aproximarmos do MEC e do FNDE para que pudéssemos compreender melhor a estratégia do governo federal. Estamos à disposição de estados e municípios para operação de crédito para educação. Com isso, é importante ressaltar que a educação, para nós do CAF, está sempre presente como um componente. Espero que nesses três dias possamos avançar e sair com uma proposta definitiva para apresentar ao ministro da Educação”, comentou o Executivo Señior do CAF no Brasil.

A paraguaia Estefânia Laterza complementou a fala de José Rafael e destacou as ações do governo federal na educação e no desenvolvimento social do Brasil. “É um projeto lindo. Acredito muito nele. Seria maravilhoso se esse modelo tivesse sucesso em todo o país. O Brasil é um país continental e que tem muitas necessidades, por isso, o nosso trabalho é muito importante nesses três dias. Quero que minha gestão esteja marcada por esse tipo de trabalho, que pode mudar a vida de diversas pessoas”, confidenciou a representante do CAF no Brasil.

As oficinas contarão com temas acerca da formação de professores e diretores de escolas sob o novo formato da educação em tempo integral; desenho de propostas curriculares a implementar em horas suplementares; estimativa de investimentos e custos associados ao possível plano de execução do projeto, além da identificação da situação atual da política de ETI. A ideia é que, ao final do encontro, uma proposta consolidada possa ser formulada e apresentada ao Ministério da Educação.

Tempo Integral – A lei que institui a política do Programa Escola em Tempo Integral foi sancionada, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira, 31/07. A medida pretende ampliar em um milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em todo o Brasil, somente em 2023. Para isso, será executado um investimento de R$ 4 bilhões, que vai permitir estados, municípios e o Distrito Federal expandirem a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. A meta é alcançar, até 2026, cerca de três milhões de matrículas.

Educação e Pesquisa
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      • Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
      • Assessoria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação - AGEST
      • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
    • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
      • Estrutura
      • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
      • Subprocuradoria – SUBPC
      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
      • Estrutura
      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
      • Estrutura
      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
      • Estrutura
      • Assessor da DIGAP
      • Gerência de Projeto
      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
  • Centrais de Conteúdo
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