Notícias
GESTÃO ESCOLAR
FNDE e Cecampes fortalecem gestão do PDDE em encontro nacional
Com o tema Educação, Diversidade e Equidade: PDDE Transforma, começou na quinta-feira (30), em Abaetetuba (PA), o III Encontro Nacional dos Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes). Realizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento segue até hoje (31) e é transmitido ao vivo pelo canal do Cecampe-Norte no YouTube, ampliando o alcance das discussões para todo o território nacional.
A iniciativa consolida a parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os Cecampes — centros regionais que atuam como suporte técnico e formativo para a implementação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas. Os centros oferecem formação, assistência técnica e assessoramento às escolas para a correta aplicação dos recursos repassados pelo programa.
Na abertura, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, participou virtualmente e ressaltou a importância do PDDE para a qualidade da educação básica. “Os Cecampes proporcionam a capilaridade necessária para levar formação e assistência técnica sobre o PDDE a todas as escolas participantes do país”, afirmou.
A coordenadora-geral do PDDE, Fernanda Lucena Ribeiro Vilela, destacou o papel estratégico dos Cecampes desde 2021. “Essa rede colaborativa nos permite chegar mais perto das realidades locais, promovendo uma gestão escolar mais eficiente e inclusiva”, disse.
Programação e objetivos
Ao longo dos dois dias, a programação inclui apresentações de resultados e boas práticas de todas as regiões do país, mesas de debate, reuniões administrativas, trabalhos acadêmicos e atividades culturais. Os Cecampes regionais — Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste — terão espaços dedicados para compartilhar experiências que possam orientar políticas e ações em âmbito nacional.
O encontro visa promover o intercâmbio de soluções locais que já demonstraram impacto positivo na gestão escolar e na promoção da equidade — contribuindo para a melhoria contínua das ações do PDDE.
Participantes e importância regional
Participam representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), além de servidores da Coordenação-Geral do PDDE/FNDE e gestores locais.
Para o coordenador do Cecampe Norte, professor doutor Afonso Welliton de Souza Nascimento, o evento é momento de avaliação e reflexão sobre o trabalho dos centros, com ênfase em diversidade e equidade. “A educação tem papel central na transformação social e na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, afirmou. Ele também ressaltou a honra de sediar o encontro na UFPA, em um momento de destaque nacional para o Pará, marcado pela realização da COP 30.