Notícias
Corregedoria
FNDE avança no Idecor e alcança Grupo 2 de desempenho correcional
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) registrou avanço significativo no Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional (Idecor) e passou a integrar o Grupo 2 de desempenho em 2025, um dos níveis mais altos de maturidade correcional no âmbito do Poder Executivo Federal.
Criado em 2024 pela Portaria CGU nº 181/2024, o Idecor é o indicador responsável por avaliar, de forma objetiva, o desempenho das Unidades Setoriais de Correição (USCs) que compõem o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor). O índice reúne critérios relacionados à gestão, maturidade institucional, transparência e efetividade das ações correcionais.
O modelo de avaliação é composto por dois grandes blocos de indicadores. Os indicadores de gestão analisam a estrutura e o alinhamento da unidade às boas práticas definidas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Já os indicadores de desempenho correcional consideram os resultados das atividades de apuração realizadas nos últimos cinco anos.
Evolução no índice

A Corregedoria do FNDE saiu do Grupo 4 e alcançou o Grupo 2, superando a meta prevista apenas para 2025. A unidade atingiu a nota 7,40 em setembro de 2025 e encerrou o ano com pontuação de 7,10.
O Grupo 2 representa o segundo maior nível de maturidade correcional, conforme o Anexo II da Portaria CGU nº 181/2024.
Outro destaque foi o desempenho nos indicadores de gestão, nos quais a Corregedoria do FNDE alcançou a pontuação máxima. Já os indicadores de desempenho correcional estão diretamente vinculados às atividades realizadas nos últimos cinco anos.
Para o corregedor do FNDE, Gleyson Batista de Siqueira, o resultado reflete o processo de estruturação e fortalecimento da unidade. Segundo ele, a meta agora é manter a evolução contínua do índice. “O objetivo, a partir de agora, é promover a elevação constante da pontuação, para que, nos próximos anos, a Corregedoria do FNDE alcance o Grupo 1”, destacou.
O corregedor também ressaltou a expectativa de avanço na nota de Maturidade Correcional no CRG-MM (ferramenta estratégica desenvolvida pela CGU para avaliar e fortalecer a gestão correcional nas organizações públicas), ainda neste exercício, o que demonstra o processo de evolução, organização e aperfeiçoamento das atividades da unidade.