Notícias

Proinfância

Creche do Proinfância é inaugurada em Porto Belo/SC

Com capacidade para 120 crianças, unidade segue projeto padrão do FNDE
Publicado em 20/07/2021 18h28

Na tarde desta terça-feira, 20 de julho, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) marcou presença na inauguração da creche do Núcleo de Desenvolvimento Infantil Lauro Manoel Mendonça, em Porto Belo/SC. A unidade segue o projeto padrão do FNDE (Tipo 2) e conta com salas pedagógicas, banheiros, berçário, cozinha, refeitório, área de recreação, setor administrativo, mobiliários, equipamentos e brinquedos. Com uma área construída de 775,85 m², a autarquia investiu R$ 1,2 milhão na obra. O novo espaço tem capacidade para atender 120 crianças, com idade entre zero e cinco anos.

“Essa entrega faz parte do programa Proinfância, do FNDE, que tem como principal objetivo garantir o acesso a creches e escolas. E esse é o nosso foco. Trabalhar cada vez mais para levar uma educação de qualidade às nossas crianças e jovens de todo o Brasil”, enfatizou o diretor financeiro do FNDE, Waldir João, que representou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente da autarquia, Marcelo Ponte, na solenidade.

O evento contou com a presença do deputado federal catarinense, Rogério Peninha, que investiu na construção da creche, por meio de emenda parlamentar. Também compareceram à inauguração o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, o vice-prefeito, Elias Cabral, a secretária municipal de Educação, Rosane Grauppe, a procuradora-geral do município, Rosane Posanske, o presidente da câmara municipal, Joel Orlando, além de outras autoridades da região.

Proinfância – O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) busca garantir o acesso de crianças de 0 a 5 anos a creches e pré-escolas, bem como possibilitar a melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil. O programa atua sobre dois eixos principais: construção de unidades de educação infantil, por meio de assistência técnica e financeira do FNDE; e repasse de recursos para aquisição de mobiliário e equipamentos para as novas unidades.