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Plano de Ações Articuladas (PAR) e Novo Plano de Aceleração do Crescimento - Novo PAC

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Publicado em 07/07/2022 11h51 Atualizado em 30/01/2025 18h37

O objetivo do Plano de Ações Articuladas é, em síntese, oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, para prestar assistência técnica e financeira.  Para saber mais sobre o PAR, clique aqui.  

Execução Orçamentária e Financeira

Para o exercício de 2024, a dotação atualizada para investimento foi de aproximadamente R$ 4,4 bilhões de recursos orçamentários no âmbito do PAR e do Novo PAC, para atender ações discricionárias destinadas à educação básica, conforme distribuição apresentada a seguir: 

Dotação Atualizada do PAR e Novo PAC por Ação Orçamentária e Resultado Primário 

Dotação por RP - Jan-Dez 2024.png
-

Dotação por Ação - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGPES, Tesouro Gerencial em 02/01/2025

O quadro abaixo apresenta os valores empenhados e repassados no exercício de 2024: 

1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre 4º Trimestre
Dotação Atualizada (R$)

4.713.484.016,00

 4.713.484.016,00

 4.531.125.565,00

 4.379.907.152,00

Empenhado (R$)

462.248.357,00

Acumulado Jan-Jun

1.350.070.923,00

Acumulado Jan-Set 

3.568.058.893,00

Acumulado Jan-Dez 

4.102.895.407,00

Pago (R$) 250.737.757,00

Acumulado Jan-Jun

944.964.237,00

Acumulado Jan-Set 

1.128.822.040,00

Acumulado Jan-Dez

1.687.699.922,00

Fonte: Tesouro Gerencial EM 02/01/2025  

A execução orçamentária (RP 2 e RP 3) realizada para contemplar as iniciativas do PAR e do PAC, considerando os recursos disponibilizados em 2024, foi de R$ 4,1 bilhões, relativos a 5.239 processos, para atender a 2.776 entes federados distintos, incluindo 1.864 instrumentos destinados a obras com execução em andamento, pactuados em exercícios anteriores, que receberam complementação orçamentária no exercício atual.

Com relação à execução financeira, foi transferido à 1.689 entes federados o montante de cerca de R$ 1,7 bilhão, relativos à 2.704 processos, distribuídos conforme imagem a seguir. 

Valores Empenhados e Pagos em 2024

Ações Realizadas - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGPES, Tesouro Gerencial em 02/01/2025 (Período: 01/01/2024 a 31/12/2024)

Em relação ao monitoramento da execução física e financeira das ações de construção, reforma e ampliação de escolas e creches, o FNDE, além de repassar aos entes subnacionais recursos financeiros para a execução dos empreendimentos de infraestrutura, também presta assistência técnica aos Estados e Municípios, estabelecendo critérios, parâmetros e propondo diretrizes e estratégias que contribuem para a melhoria contínua do processo de execução das obras e do acompanhamento.

Para o monitoramento físico das obras, a Autarquia utiliza módulo específico no SIMEC, denominado Obras 2.0, no qual são incluídos os laudos de vistorias produzidos a partir de visitas in loco realizadas pelas empresas supervisoras que foram contratadas para apoiar o FNDE e pelos fiscais de obras dos entes federados. No mesmo módulo, são registradas diversas outras informações tais como: o estágio de evolução, as fotos da obra, as solicitações de desembolso, ocorrências relativas à execução, entre outros dados relevantes para a tomada de decisão no âmbito do monitoramento.

Em 2024, foi possível identificar que 722 empreendimentos tiveram a situação alterada para “Concluída” no SIMEC pelos entes federativos assistidos, beneficiando mais de 149 mil alunos em dois turnos, conforme exposto no gráfico abaixo.

Quantidade de Obras Concluídas 

Quantidade de obras concluídas - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGIMP, SIMEC – Obras 2.0 em 06/01/2025 (Período: 01/01/2024 a 31/12/2024)

PAC Seleções

O Governo Federal lançou, em 2023, o Novo PAC, que objetiva investir na retomada e conclusão de obras, na seleção de novas creches e escolas de educação infantil e em tempo integral, bem como na aquisição de veículos do Programa Caminho da Escola.

O programa expande a rede pública educacional e retoma obras, garantindo a milhares de estudantes o direito ao acesso e à permanência em creches, pré-escolas, escolas de ensino Fundamental e Médio, bem como o fomento à educação integral em todas as etapas e modalidades.

As propostas relativas ao eixo Educação, subeixo Educação Básica - Escolas em Tempo Integral, Creches e Escolas de Educação Infantil foram selecionadas pelo FNDE, cujo resultado foi divulgado por meio da Portaria FNDE nº 215, de 07 de março de 2024.

A seleção das propostas ocorreu em observância aos critérios estabelecidos na Resolução nº 20, de 8 de outubro de 2023, que instituiu os procedimentos de seleção e habilitação de propostas de obras de Escolas em Tempo Integral, Creches e Escolas de Educação Infantil e Ônibus para o Transporte Escolar no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC.

Registra-se, ainda, que após o cadastro, coube ao FNDE analisar e, a depender do caso, validar ou solicitar complementação para acréscimos ou correção de informações.

Ressalta-se que após a aprovação das propostas pelo FNDE, o processo segue para a Caixa Econômica Federal. À CAIXA, na qualidade de mandatária, cabe o papel de acompanhamento de todas as fases da obra.

Apresenta-se no quadro abaixo a situação atual das propostas selecionadas, aprovadas e empenhadas no PAC Seleções:

PAC Seleções - Jan-Dez 2024.png
Fonte: Painel CGEST em 31/12/2024 (Período: 01/01/2024 a 31/12/2024)

Retomada de obras Paralisadas e Inacabadas 

Preliminarmente, cabe destacar a publicação da Medida Provisória nº 1.174, de 12 de maio de 2023 que instituiu o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. Ainda que tenha havido o decurso de prazo da supracitada Medida, é importante ressaltar que, nesse mesmo contexto, foi sancionada, em 1º de novembro de 2023, a Lei nº 14.719, que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde. Esta iniciativa previa a retomada e a conclusão de até 5.642 obras na área da educação, com um investimento de aproximadamente R$ 5,7 bilhões, abrangendo obras de escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, bem como reformas e ampliações de estruturas educacionais, além de quadras e coberturas de quadras esportivas em todo o país.

A nova norma visa à retomada de obras de infraestrutura educacional que se encontram paralisadas ou inacabadas, incluindo, além das 3.641 obras já contempladas inicialmente pela Medida Provisória 1.174/2023, outras 2.001 obras que se tornaram passíveis de adesão ao Pacto. O processo de retomada depende também da manifestação de interesse de estados, municípios e Distrito Federal. O prazo para adesão ao Pacto foi até 22 de dezembro de 2023, conforme dispõe a Resolução CD/FNDE nº 30, de 13 de dezembro de 2023.

Por meio do Pacto, os entes federativos que possuem obras paralisadas ou inacabadas e têm o desejo de retomar essas obras poderiam manifestar interesse e receber o aporte financeiro e técnico do Governo Federal, por meio do FNDE, para conclusão dos empreendimentos. Informações mais detalhadas do Pacto poderão ser acessadas diretamente no Site do FNDE, por meio do link: Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (www.gov.br).

O acompanhamento é realizado no Painel Pacto de Retomada de Obras:

As propostas de adesão realizadas no âmbito da Medida Provisória 1174/2023 totalizam 2905 obras e no âmbito da Lei nº 14.719/2023, 878 propostas, resultando no quantitativo total de 3.784 obras passíveis de serem repactuadas até o presente momento.

Retomada de obras Inacabadas  - Jan-Dez 2024.png
Fonte: Painel Retomada de Obras – PowerBI em 14/01/2025

Cada uma das 3.784 manifestações de interesse no Pacto refere-se a uma obra, e a seguir apresenta-se um resumo das características destas obras.

Os convênios/termos de compromisso firmados com o FNDE são pactuados com Prefeituras Municipais ou Secretarias Estaduais de Educação e, como apresentado na próxima figura, a maior parte das obras do Pacto da Retomada são municipais.

Retomada de obras Inacabadas 2.png
Fonte: Painel Retomada de Obras – PowerBI em 14/01/2025

As obras do Pacto contemplam as seguintes modalidades: 1.318 unidades escolares para atendimento da educação infantil, 1.111 escolas para o ensino fundamental, 1.230 quadras esportivas escolares e coberturas de quadras esportivas, 46 escolas de ensino médio e profissionalizante, 61 ampliações de unidades escolares e 18 reformas escolares.

Tipos de Obras - Jan-Dez 2024.png
Fonte: Painel Retomada de Obras – PowerBI em 14/01/2025

As obras estão distribuídas em todo o território nacional, sendo 3.001 unidades em áreas urbanas, 666 em zonas rurais, 67 em terras indígenas e 46 em quilombos, conforme figura abaixo.

Obras por Localização.png

Fonte: Painel Retomada de Obras - Power BI

As obras deferidas no Pacto, após a pactuação de novos termos de compromisso, receberão novos repasses de recursos financeiros pelo FNDE, estimados em 4,16 bilhões, e os desembolsos serão graduais mediante a comprovação da execução física.

Cada obra possui uma manifestação de interesse, registrada no SIMEC por meio da solicitação de nova pactuação. A equipe técnica de engenharia realiza a análise das documentações enviadas pelos entes federados, a fim de verificar o cumprimento das exigências do FNDE e, nos casos em que foi necessário correção ou complementação, emite diligências. Após correções e retorno ao FNDE, as propostas são reanalisadas. Até momento, já foram realizadas 8.936 análises técnicas de engenharia no Pacto da retomada.

As solicitações de nova pactuação encontram-se nas seguintes situações:

Situação da Solicitação - Jan-Dez 2024.png
Fonte: Painel Retomada de Obras – PowerBI em 14/01/2025

É importante destacar que após o deferimento das solicitações, é celebrado um termo de repactuação (obras inacabadas) ou um termo aditivo (obras paralisadas), cabendo, a partir desse momento, a retomada da obra por parte dos entes federados até a conclusão da obra, com respectivo monitoramento pelo FNDE.

Ainda, no exercício de 2024, houve diversas mudanças no monitoramento de ações do PAR, como por exemplo a segunda contratação de serviço para acompanhamento, implantação e execução de obras financiadas com recursos federais transferidos pelo FNDE para estados, DF e municípios, mediante realização de supervisões in loco, como foco, dessa vez, nos empreendimentos que foram concluídos e que necessitam de vistoria final por parte do FNDE, contribuindo para diminuir o passivo de obras pendentes de análise conclusiva de entrega de objeto.

Outra importante ação foi a implementação nos processos internos de monitoramento, de um modelo de seleção e análise de termos baseado em fatores de risco e evidências, no âmbito de iniciativas voltadas para o mobiliário e equipamentos, qualificando a tomada de decisão sobre o monitoramento das ações discricionárias financiadas no âmbito do FNDE. 

Desafios 

Dentre as ações previstas para 2024, deu-se continuidade ao processo de implementação de diversos webservices, com o objetivo de migrar informações do PAR 4 para o Transferegov, em decorrência do Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A implementação dos webservices ainda é considerada um desafio para a Autarquia, haja vista que muito embora o esforço dos envolvidos para finalizar a internalização dos Termos de Compromisso do PAR 4 no Transferegov, os trabalhos ainda não foram concluídos, conforme detalhado na imagem a seguir:

Situação da implementação dos webservices de migração das informações do PAR para o Transferegov 

Transfere GOV - Jan-Dez 2024.png
Fonte: Elaboração Própria CGPES/DIGAP - 14/01/2025

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