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Publicado em 01/07/2022 10h07 Atualizado em 12/05/2023 11h24

Papel da DIRTI na Gestão da Autarquia

A Diretoria de Tecnologia e Inovação (DIRTI), como pressuposto do seu constante esforço em se alinhar à missão institucional da Autarquia, vem construindo iniciativas estratégicas que objetivam:

  1.  A otimização da utilização dos recursos de tecnologia do FNDE;
  2.  A efetiva contribuição para o alcance dos resultados institucionais da Autarquia;
  3.  O aprimoramento dos mecanismos de transparência do investimento de recursos públicos realizados em ações TIC;
  4.  A mitigação dos riscos tecnológicos relativos às ações finalísticas da Autarquia de acordo com os níveis de apetite e tolerância definidos pela instância de governança de TIC do FNDE.

 Ainda, como parte desse esforço empreendido, a DIRTI tem envidado esforços para cumprir a “Estratégia de Governança Digital do Governo Federal – EGD” que, em sua apresentação, constata:

“O desafio da transformação digital não é tecnológico. O maior desafio é direcionar esforços e coordenar mudanças estruturais na organização da sociedade e do governo, preparando-os para enfrentar as barreiras e, principalmente, aproveitar as oportunidades de uma economia digital”.

Saiba mais sobre a EGD no botão abaixo:

Saiba Mais

O atual mundo digital e em constante transformação é o grande motivador das ações de TIC. O Governo Federal vem, desde o ano 2000, evoluindo em um modelo de governança voltado para a transformação digital, consolidado na EGD, a qual direciona os esforços nos eixos “Acesso à Informação”, “Prestação de Serviços” e “Participação Social”, com o objetivo primordial de aumentar a efetividade das ações e a geração de benefícios para a sociedade.

No âmbito do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, o desafio da transformação digital sofre grande influência de fatores socioeconômicos, pois a adoção de tecnologias educacionais, a implantação das políticas públicas, o apoio aos gestores educacionais e à comunidade escolar, dentre outros, são desafios que possuem um alto grau de dependência de ações voltadas ao nivelamento da infraestrutura de acesso às tecnologias, levando em consideração fatores geográficos, políticos e econômicos, em especial as desigualdades regionais.

Metas de Desempenho

Plano Estratégico do FNDE (2018-2022)

Código

Indicador

Meta 2022

Valor Apurado

19.1

Índice de Implantação do PDTI

85%

45,45%

Fonte: Portaria FNDE nº 90, de 15 de fevereiro de 2023.  

Situação Atual - Resultados Construídos

A DIRTI, entre janeiro e dezembro de 2022, envidou esforço para cumprir as suas atribuições institucionais por meio da inciativa de projetos, contratações e provimento de serviços de tecnologia da informação.

Buscou aperfeiçoar e ampliar o acesso a sua rede corporativa por meio de solução de virtualização a qual permitirá a adição de novas funcionalidades e maior capacidade para acessos lógicos em ambiente tecnológico, notadamente suportados pela rede de servidores e softwares específicos.

Também buscou:

  1. Construir e padronizar uma metodologia que tratasse dos riscos em âmbito de TIC;
  2. Construir um processo de gerenciamento de portfólio de serviços a qual refletirá na melhor gestão de informações sobre os serviços de TIC durante o seu ciclo de vida, gerando valor aos dados corporativos;
  3. Instalar novos servidores de rede e software de virtualização a fim de permitir novas funcionalidades e maior capacidade de recursos, como, por exemplo, velocidade de processamento, segurança e maior disponibilidade dos serviços e sistemas do FNDE;
  4. Migrar  os servidores virtuais que hospedam sistemas e serviços críticos do Órgão para a uma nova solução, o qual permitirá maior ganho de performance, disponibilidade de novos recursos e suporte;
  5. Instalar e atualizar o sistema de segurança baseado em Firewall do FNDE, a qual refletirá em maior segurança no tráfego de dados corporativos do Órgão;
  6. Instalar e atualizar o sistema de balanceamento de carga de tráfego lógico do FNDE, o que promoverá uma camada a mais de segurança, garantindo capacidade de resposta, alta disponibilidade e desempenho aos servidores de aplicação do Órgão;
  7. Instalar kits (teclado e mouse sem fio) nas salas de reuniões do FNDE, a qual refletirá em maior comodidade na realização de atividades no Órgão;
  8. Migrar o servidor de arquivos lógicos para o SharePoint on-line, permitindo o acesso dos usuários de forma on-line, de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo, aos arquivos armazenados na rede interna do FNDE;
  9. Integrar os sistemas SIGEF e o serviço ComprasNet;
  10. Configurar e organizar as cargas do censo escolar com relação às matrículas (a distância – EAD) para definição de matrículas elegíveis à distribuição das receitas das Quotas Estaduais e Municipais do Salário-Educação (exercícios de 2018 a 2021);
  11. Elaborar o seu plano anual de contratações para o ano de 2023;
  12. Construir a Política de Governança Corporativa de Dados do FNDE;
  13. Construir a Política de Backup Corporativo do FNDE;
  14. Construir a Política de Gestão de Vulnerabilidades Tecnológicas do FNDE;
  15. Construir a Política de Controle de Acesso Lógico de Tecnologia da Informação e Comunicação no FNDE;
  16. Construir o novo organograma institucional da DIRTI com base em legislação atualizada do Governo Federal;
  17. Implantar processo de Gerenciamento de Nível de Serviço de TIC;
  18. Implantar processo de Gerenciamento de Problemas de TIC;
  19. Aprimorar os processos, as práticas e as ferramentas para o Gerenciamento de Configuração de Ativos de Serviço de TIC;
  20. Implementar processos e práticas de Gestão da Capacidade de TIC;
  21. Implementar processos e práticas de Gestão da Disponibilidade de TIC;
  22. Implementar práticas de Gestão de Continuidade de Serviço de TIC;
  23. Possibilitar o envio das informações dos avaliadores educacionais, consultores e bolsistas ao sistema e-Social;
  24. Evoluir sistema de Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb;
  25. Evoluir sistema de controle das solicitações de Fale Conosco do PAR;
  26. Evoluir o sistema ConfereAí para contemplar novas funcionalidades e relatórios;
  27. Internalizar sistemas produzidos externamente para implantação no ambiente do FNDE;
  28. Desenvolver projeto de evolução e melhoria da qualidade e efetividade do controle dos sistemas e ambientes de desenvolvimento;
  29. Evoluir a Intranet do FNDE para atendimento setorial acerca de controle e gestão de conteúdos próprios;
  30. Criar serviços de integração dos sistema SIMECPAR4 com a Plataforma +Brasil;
  31. Migrar a base de dados do BMC (DHQ) para o novo Cluster SQL Server;
  32. Atualizar o SISGP PROD e HMG;
  33. Implementar features de segurança de TIC;
  34. Contratar serviços de outsourcing de impressão do FNDE, a qual permitirá maior disponibilidade de serviços de impressão sob demanda;
  35. Contratar solução de conectividade de rede composta de switches de rede de Data Center e WI-FI, tendo em vista a obsolescência dos equipamentos atuais e as constantes falhas apresentadas que podem causar a indisponibilidade dos serviços e sistemas do FNDE;
  36. Contratar link de dados/Internet de alta velocidade (banda larga) para o FNDE;
  37. Adquirir licenças de software de Design Gráfico, com direito de atualização e suporte técnico pelo período de 36 (trinta e seis) meses;
  38. Contratar uma solução de desenvolvimento de Business Intelligence (BI) – Subscrição e Equipe para manutenção e criação de painéis estratégicos e extrações de informações para publicação de dados dos programas do FNDE, acompanhada de serviços de instalação e configuração, suporte técnico com garantia de atualização tecnológica, treinamento e consultoria visando a continuidade do serviço;
  39. Realizar suporte e manutenção SOPHIA para gerenciamento de Biblioteca;
  40. Contratar especialista para auxílio na revisão da POSIC e demais serviços de SIC sob responsabilidade da DIRTI;
  41. Contratar software de orçamento de obras;
  42.  Contratar software de desenho técnico para apoio à DIGAP;
  43. Adquirir equipamentos de TIC;
  44. Contratar serviços técnicos de medição de software, na modalidade Fábrica de Métricas, dimensionados segundo a métrica de Contagem de Ponto de Função;
  45. Adquirir licenças da suíte de desenvolvimento Delphi RAD Studio 11 Alexandria Architect;
  46. Adquirir subscrições de produtos Linux Red Hat Enterprise, incluindo Sistema Operacional e Plataforma de Middleware pelo período de 36 (trinta e seis) meses, bem como serviços agregados de consultoria e horas para operação assistida sob demanda;
  47. Adquirir equipamentos scanners para atender a Divisão de Documentação e Publicação - DIDOP e a Coordenação-Geral de Pessoas e Organização – CGPEO; e
  48. Adquirir disco SSD de 240 Gb e fontes de alimentação para os notebooks modelo DELL LATITUDE 3490 por meio de dispensa de licitação.

Por fim, a DIRTI prestou, no período mencionado, suporte técnico para toda a casa em um volume total de 34.906 (trinta e quatro mil novecentos e seis) serviços atendidos por meio do Portal de Serviços Corporativo, como se pode extrair dos dados apresentados na tabela “PROVIMENTO DE SERVIÇOS DE TI X VOLUME DE ATENDIMENTOS NO FNDE”.

“PROVIMENTO DE SERVIÇOS DE TI X VOLUME DE ATENDIMENTOS NO FNDE”, que pode ser acessada aqui!

Para saber mais sobre as principais entregas da DIRTI clique aqui.

Para saber mais sobre as principais contratações da DIRTI clique aqui.

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