Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Cadernos do FNDE, criada em 2020, é um periódico publicado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que é responsável pelo financiamento e pela execução de políticas educacionais no contexto do regime de colaboração federativa previsto no Art 211 da Constituição Federal de 1988, nos termos da Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968.
A Cadernos do FNDE publica artigos inéditos, originais e consistentes, bem como ensaios, resenhas e relatos de experiência de pesquisadores doutores (as) e mestres (as), especialmente os (as) das áreas de Educação, Administração, Políticas Públicas e Gestão Pública. São bem-vindos trabalhos que contribuam para a disseminação do conhecimento e para os debates acadêmicos sobre as políticas educacionais nos seus mais diversos aspectos, tais como: sua história, financiamento, execução, monitoramento, avaliação e impactos. Nosso público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional. São aceitas submissões em português, inglês e espanhol. Não são aceitos textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas ou que não atendam a princípios éticos da pesquisa científica.
Processo de avaliação
Os textos (artigos nacionais e internacionais, ensaios, resenhas e relatos de pesquisa) enviados a Cadernos do FNDE são submetidos à pré-análise pelo Comitê Editorial (desk review), que verifica se todas as condições de submissão foram atendidas (normas de publicação do periódico), incluindo adequação ao foco e escopo acima orientados. Se aprovado, o texto é submetido a um processo de arbitragem científica realizado por, no mínimo, dois pareceristas AdHoc e/ou do Comitê Editorial da Revista, sendo que o protocolo de avaliação desse periódico segue o processo blind peer review (“duplo-cega”, isto é, os autores não são identificados para os avaliadores e vice-versa).
Na análise dos textos são considerados os seguintes quesitos:
- Originalidade do trabalho;
- Solidez do embasamento da pesquisa (consistência e atualidade teórica) e rigor das condições em que foi realizada (metodologia consistente); e
- Estrutura, formatação, redação e organização.
Os avaliadores irão observar, na seleção dos trabalhos, os seguintes critérios:
- Tema (atual e relevante);
- Objetivos (claros e bem definidos);
- Consistência conceitual e teórica do trabalho (adequada e bem estruturada);
- Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho);
- Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulação com a base teórica);
- Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas);
- Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal).
Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:
- Aprovado – o texto é programado para publicação.
- Condicionalmente aprovado – são solicitados ao (à) autor (a) ajustes ou reformulações no texto, com o envio de nova versão para avaliação final.
- Reprovado – o texto é recusado.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao FNDE.
Distribuição
O Cadernos do FNDE é uma publicação gratuita. É permitida a reprodução total ou parcial desde que citada a fonte.
Periodicidade
O Cadernos do FNDE é um periódico científico, eletrônico, totalmente gratuito, de acesso aberto, de periodicidade semestral com publicação contínua, que recebe submissões de trabalhos inéditos e em fluxo contínuo, nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês.
A Revista publica dois número por ano, que compõem um volume. Cada artigo é publicado dentro de um número com um sumário próprio. A periodicidade de publicação é contínua.
Acesso Livre
Cadernos do FNDE está licenciado com a Licença (CC BY 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
![]()