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Explorando pesquisas que abordam a relação entre a alimentação escolar e a cultura, a biodiversidade, a agroecologia e a soberania alimentar

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Publicado em 30/07/2025 11h01 Atualizado em 13/08/2025 10h38

Autores

  • Regina Cláudia Gonçalves - Universidade Cruzeiro do Sul https://orcid.org/0000-0003-4766-1183
  • João Carlos Gonçalves - University of Brasília https://orcid.org/0000-0001-5167-8135

Datas de Publicação

2023-12-20

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.10777718

Palavras-chave

Alimentação escolar, Educação, Políticas Públicas.

Versão PDF

Resumo

Este estudo apresentou alguns conceitos sobre a alimentação escolar, cultura, biodiversidade, agroecologia e a soberania alimentar. Buscamos conceituar cada tópico visando a integração e conexão. A relação entre esses tópicos vem ganhando destaque na literatura científica, especialmente no contexto brasileiro. A alimentação escolar é uma política pública que visa garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável para os estudantes da educação básica, além de promover hábitos alimentares saudáveis e valorizar a cultura alimentar local. Nesse sentido, a alimentação escolar pode contribuir para o fortalecimento da biodiversidade, da agroecologia e da soberania alimentar, que são conceitos relacionados à sustentabilidade dos sistemas alimentares e à autonomia dos povos sobre suas escolhas alimentares. Deste modo, o objetivo desta revisão foi descobrir pesquisas que abordam a relação desses tópicos, afim de explorar e desdobrar o que já foi pesquisado. Um ensaio exploratório foi realizado por meio de duas bases de dados: Lens e Scopus. Os principais achados destacam que a alimentação escolar pode ser um importante instrumento para a promoção da saúde, da nutrição, da cultura, da biodiversidade e da soberania alimentar. No entanto, é necessário que haja um maior investimento em políticas públicas que promovam a alimentação escolar agroecológica, de forma a garantir que todos os estudantes tenham acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.

Biografia do Autor

Regina Cláudia Gonçalves, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós Graduada em Fitoterapia Funcional pela VP Consultoria Nutricional  Ltda  Divisão Valéria  Paschoal de Ensino e Pesquisa/Universidade  Cruzeiro  do  Sul  Conclusão  em Novembro/2016. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP  Consultoria  Nutricional  Divisão  Valéria  Paschoal  de Ensino e Pesquisa /Universidade Cruzeiro do Sul Conclusão em Outubro/2014. Bacharelado em Nutrição pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU Conclusão em Dezembro/2012.

João Carlos Gonçalves, University of Brasília

Doutorando em Ciências Contábeis (2023) pela Universidade de Brasília UnB. Mestre em Ciências Contábeis pela UnB (2023). Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNISANTOS -FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E COMERCIAIS DE SANTOS (1985). Atualmente é consultor empresarial e professor do Centro Universitário UniProcessus, no DF, com MBA em Gestão de Empresas, cursado no INPG em 2003.

Referências

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Citação

GONÇALVES, R. C. .; GONÇALVES, J. C. Explorando pesquisas que abordam a relação entre a alimentação escolar e a cultura, a biodiversidade, a agroecologia e a soberania alimentar. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 4, n. 09, p. e0978, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10777718. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/9-edicao/pdf/explorando-pesquisas-que-abordam-a-relacao-entre-a-alimentacao-escolar-e-a-cultura-a-biodiversidade-a-agroecologia-e-a-soberania-alimentar.pdf.

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