Educação alimentar e nutricional na escola: hortas escolares urbanas e oficinas para o preparo de sal de ervas
Autores
Datas de Publicação
2023-07-10
Palavras-chave
Educação alimentar e nutricional, Hortas escolares urbanas, Sal de ervas
Resumo
Trata-se de uma ação de educação alimentar e nutricional (EAN) realizada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), como estratégia de enfrentamento do alto consumo de sal e das consequências para a saúde, notadamente, em relação à incidência de doenças crônicas não transmissíveis, na população em geral e na escolar em particular. O referido sal é uma preparação simples, que consiste em adicionar ervas desidratadas ao sal de cozinha com o intuito de reduzir a quantidade de sódio ingerida e melhorar, a qualidade nutricional das preparações, seja na escola seja em casa. Nesse contexto, o objetivo principal foi desenvolver uma estratégia de promoção de EAN para integrantes de escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará, por meio do cultivo de ervas em hortas escolares urbanas e da produção do sal condimentado supracitado.
Referências
BEZERRA, José Arimatea Barros. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza: Edições UFC; Brasília, DF: Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: 2018.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS: Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 31. ed. Tradução Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
Citação
BEZERRA, J. A. B.; SOUSA, P. H. M. de; SOUZA, F. E. B.; HOLANDA, L. E. O. Educação alimentar e nutricional na escola: hortas escolares urbanas e oficinas para o preparo de sal de ervas. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 4, n. 08, p. 23–25, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/8-edicao/pdf/09-resumo.pdf