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OS PROGRAMAS SUPLEMENTARES E OS DESAFIOS NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS FINANCEIROS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO

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Publicado em 31/07/2025 16h37 Atualizado em 13/08/2025 10h42

Autores

  • Ana Luiza Cruz Sá BarretoCentro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-1672-165X

Datas de Publicação


2021-06-20

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330832

Palavras-chave

Federalismo, Financiamento da Educação, Descentralização

Versão PDF

Resumo

O presente artigo discute algumas dificuldades envolvidas na execução dos Programas Suplementares, programas de adesão voluntária, criados pelo governo federal e executados pelos demais entes federativos, com recursos transferidos pela União. A partir do uso do método de análise documental, foram examinadas algumas regras dispostas nas Resoluções do FNDE que normatizam a execução financeira desses programas, e considerados os dados sobre a transferência e a utilização dos recursos. Ao identificar alguns problemas relacionados ao financiamento e à execução dos Programas Suplementares, o artigo propõe uma reflexão sobre os frágeis limites do pacto federativo brasileiro e a necessidade de uma revisão do papel supletivo, redistributivo e coordenador da União em matéria educacional.

Biografia do Autor

Ana Luiza Cruz Sá Barreto, Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Mestrado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub (2016). Atualmente é especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional e Gestalt-Terapeuta pelo Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília.

Referências

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BARRETO, A.L.S. Os desafios da descentralização na execução do Programa Brasil Alfabetizado. Orientadora: Olgamir Amancia Ferreira de Paiva. 2011. 27 f. TCC (Especialização). Curso de Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais da Universidade Católica de Brasília/Fundação Universa. Brasília, 2011. Disponível em:

http://www.fnde.gov.br/biblioteca/AnaLuizaSaBarreto.pdf.

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FÁVERO, A.A.; CENTENARO, J.B. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, v. 19, n1, p. 170-184. Itajaí. Jan-Dez 2019. Disponível em: file:///C:/Users/942162~1/AppData/Local/Temp/13579-40669-1-PB.pdf.

JUNIOR, E.B.L. et al. Análise Documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51/2021. Disponível em: file:///C:/Users/942162~1/AppData/Local/Temp/2356-8504-1-PB.pdf.

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Citação

BARRETO, A. L. C. S. . OS PROGRAMAS SUPLEMENTARES E OS DESAFIOS NA EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE RECURSOS FINANCEIROS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 17–34, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.6330832. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/3-edicao/pdf/admin-02.pdf

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