Notícias
PARADESPORTO
Com apoio do MEsp, Brasília recebe 1,2 mil atletas na XXIV edição das Olimpíadas das APAEs
O atleta Pedro Henrique Lucena (DF) ao lado da treinadora Andrea Rufino acendeu a pira olímpica. Foto: João Victor Carvalho/MEsp
O secretário Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, participou na noite desta terça-feira (09) da abertura oficial da XXIV Olimpíadas Especiais das APAEs que ocorre até sábado (13), em Brasília. Na ocasião ele destacou o compromisso da pasta e do ministro do Esporte, André Fufuca, com o evento que contou com patrocínio do MEsp. A edição de 2025 recebeu 1.819 participantes de 24 estados e do Distrito Federal, entre eles 1.297 atletas com deficiência intelectual e múltipla. As delegações disputam dez modalidades individuais e coletivas em diferentes espaços da capital federal.
Segundo o secretário, programas do Ministério do Esporte têm relação direta com a presença de atletas na competição. “Temos aqui atletas do Programa TEAtivo, beneficiários do Bolsa Atleta e participantes viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte. O MEsp está presente nesta edição das Olimpíadas das APAEs e acompanha as competições que retornam ao Distrito Federal após quatro décadas”, afirmou. Ele destacou que as ações da Secretaria Nacional de Paradesporto, em parceria com a Federação Nacional das APAEs, ampliam o acesso ao esporte.
O presidente da Federação Nacional das APAEs, Jarbas Feldner de Barros, ressaltou o caráter participativo da competição. “As Olimpíadas das APAEs funcionam como espaço de participação, no qual os atletas mostram habilidades e superam barreiras. Cada edição reforça o direito à cidadania e ao acesso ao esporte”, declarou.
Atletas e equipes
A atleta Catarina Brizola, de 21 anos, da APAE-DF, competidora das provas de 400 m, 800 m e salto em distância, modalidade em que ocupa a quinta posição no ranking nacional, disse que se sente acolhida pela organização do evento. "Aqui é um lugar de conforto, de brincar, de nos divertirmos. É o momento mais legal de todos", celebra. Ela integra a equipe treinada por Andrea Raulino que destacou o alcance do evento. “O movimento apaeano está presente em todos os estados e reúne atletas de diferentes regiões. O evento mostra participação social e amplia oportunidades no esporte”, disse.
Segundo Raulino sete dos 20 atletas de sua equipe recebem o Bolsa Atleta e os demais são beneficiários do TEAtivo e Programa Semear. A equipe da APAE-DF inclui ainda a atleta Priscila Rodrigues Pires, recordista brasileira dos 400 m e 800 m, Ian Santana Stukert, terceiro do país nos 200 m e Pedro Henrique Lucena Bonfim, atleta convocado para o Mundial de Brisbane, na Austrália, no qual quebrou três recordes mundiais (100 m, 200 m e 400 m).
A atleta Raimunda Nonata Ribeiro da Silva, que compete nas provas de 800 m, 1.500 m e 3.000 m, relatou o impacto do esporte em sua vida. “O esporte representa a minha própria vida. Depois que iniciei os treinos, minhas crises convulsivas reduziram e minha saúde melhorou muito”, afirmou.
As provas ocorrem no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, no Centro Integrado de Educação Física, na Universidade de Brasília, no Clube do Exército e no Comando Militar do Planalto. O evento encerra no sábado (13/12), com a Caminhada da Família, na Esplanada dos Ministérios.
Confira a programação no site da Federação Nacional das Apaes, organizadora do torneio.
Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte