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Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

Ouvidoria
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Publicado em 31/01/2024 17h26 Atualizado em 31/01/2024 17h35

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, foi promulgada com o objetivo de estabelecer normas para o tratamento de dados pessoais e assim proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade.​

Os regramentos da LGPD abrangem todas as atividades executadas com dados pessoais: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.​

Os agentes de tratamento, considerados os controladores (responsáveis pelas decisões sobre o tratamento dos dados) e os operadores (executores das atividades de tratamento, em nome do controlador), devem adotar medidas técnicas e administrativas de segurança, para a proteção dos dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais, ilícitas ou inadequadas, respondendo por eventuais danos patrimoniais, morais, individuais ou coletivos ocasionados por violação à LGPD. ​

Os órgãos e entidades do Poder Público, quando no exercício de suas competências legais realizam tratamento de dados pessoais, devem indicar um Encarregado, com as seguintes atribuições: ​

  • aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências;​

  • receber comunicações da ANPD e adotar providências; ​

  • orientar os funcionários e os contratados da entidade a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; ​

  • executar as demais atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares.​

No Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o papel de Encarregado foi atribuído ao titular da unidade de Ouvidoria:

  • Ouvidora
    EMILLY SILVA ALBUQUERQUE
    🏢 Av. Duque de Caxias, 1700, Térreo - Centro, Fortaleza/CE - CEP 60.035-111
    📞 (85) 3391.5381 / 3391.5198
    📧 emilly.albuquerque@dnocs.gov.br
    📧 ouvidoria@dnocs.gov.br


     Ato de nomeação

​
​

Horário de atendimento: das 8 às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).​​

O Guia de Boas Práticas - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Governo Federal recomenda que a comunicação entre os titulares de dados e o Encarregado dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal seja feita pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR. ​

Além disso, para a segurança da informação da identidade dos titulares, o acesso ao Fala.BR deve ser feito com seu login único no GOV.BR, de autenticação de Nível Prata ou superior, quando, no exercício de direitos previsto no Capítulo III da LGPD, o registro tiver como objetivo:​

a) Pedir Acesso à Informação sobre seus dados pessoais, tais como:​

  • confirmar a existência do tratamento de seus dados pessoais (Art. 18, I);​

  • ter acesso aos seus dados pessoais tratados (Art. 18, II);​

  • obter informações das entidades públicas e privadas com as quais seus dados foram compartilhados (Art. 18, VII);​

  • pedir informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento para o tratamento de seus dados e sobre as consequências da negativa (Art. 18, VIII). ​

Obs.: Para acesso a informações de interesse público, clique aqui. ​

b) Solicitar Providências em relação ao tratamento de seus dados, tais como:​

  • requerer correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados (Art. 18, III);​

  • pedir a anonimização, o bloqueio ou a eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD (Art. 18, IV);​

  • solicitar portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial (Art. 18, V);​

  • pedir a eliminação dos seus dados pessoais tratados sem o seu consentimento, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da LGPD (Art. 18, VI);​

  • revogar consentimento para o tratamento de seus dados pessoais (Art. 18, IX);​

  • pedir a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade (Art.20). ​

Obs.: Para apresentar manifestação (solicitação, reclamação, denúncia, sugestão, elogio ou pedido de simplificação), no exercício do direito de usuário de serviço público, através da plataforma Fala.BR, clique aqui.

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