Notícias
Ténicos do DNOCS visitam um dessalinizador em Seminário Internacional
Durante a III Edição do Seminário Internacional da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água, (Aladyr), em Salvador (BA), técnicos do DNOCS conheceram em detlhes um dessalinizador. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Felipe Belchior , o chefe da Divisão de Pesca e Aquicultura, Dalgoberto Coelho de Araújo e o técnico Francisco Everaldo Pereira Correia provaram da água do mar dessalinizada: “o sabor é muito agradável”, garantem eles.
A técnica de dessalinização visa purificar a água salgada ou salobra, retirando seu sal e tornando-a própria para o consumo humano e seu uso em diversas atividades.
Essa técnica baseia-se no princípio da osmose, que é a passagem de solvente por uma membrana semipermeável do meio mais diluído para o menos diluído. Esse solvente, que geralmente é a água, vai passando de modo espontâneo até que a altura da solução que está recebendo a água chegue num ponto que exerça uma pressão sobre a membrana, impedindo que o fluxo do solvente continue.
Essa pressão é denominada pressão osmótica, que é característica para cada líquido e solução. No caso da água, a sua pressão osmótica é em torno de 30 atm a 25 ºC. Desse modo, se aplicarmos uma pressão maior do que 30 atm sobre a água da solução mais concentrada, provocaremos a osmose reversa, que é a passagem do solvente da solução mais concentrada para a mais diluída.
É isso que se faz na dessalinização da água: aplica-se uma pressão sobre a água do mar maior do que a sua pressão osmótica e, com isso, a água passa pela membrana semipermeável em direção ao outro recipiente contendo água pura.