Notícias
Solidariedade em Ação: Dia das Crianças é celebrado com doações e afeto
Em comemoração ao Dia das Crianças, o Gabinete do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) promoveu uma ação solidária que uniu empatia, mobilização e responsabilidade social. A iniciativa, idealizada pela secretária da Direção-Geral, Natacha Souza, com o apoio essencial do Diretor-Geral, Fernando Leão, arrecadou cerca de 100 brinquedos, entregues a crianças atendidas pelo Lar Amigos de Jesus, que acolhe crianças com câncer, e pela Casa Sol Nascente, instituição voltada ao cuidado de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade ou convivem com HIV/AIDS.
Além da doação dos brinquedos, a ação contou com a entrega de 20 quilos de peixes provenientes das estações de piscicultura do DNOCS. Os alimentos serão utilizados nas refeições das crianças assistidas pelas duas casas, contribuindo para uma alimentação mais saudável e reforçando o papel do DNOCS também na promoção da segurança alimentar.
Em um momento de emoção e gratidão, a idealizadora da ação, Natacha Souza, destacou a importância do gesto coletivo.“Sempre realizamos ações com doações em datas importantes. A ideia nasceu do desejo de levar alegria e cuidado às pessoas que precisam, especialmente as crianças, que enfrentam desafios tão grandes desde cedo. Mas nada disso teria sido possível sem o apoio total do nosso Diretor-Geral, Dr. Fernando Leão. Ele abraçou a causa desde o primeiro momento, demonstrando, mais uma vez, o compromisso humano e social que marca sua gestão no DNOCS. Meu sincero agradecimento a ele e a todos que contribuíram com essa corrente do bem.”
No Lar Amigos de Jesus, 45 crianças receberam presentes e guloseimas. Raquel de Sousa Sena (22), é mãe da pequena Alicia Sousa (4), que tem Linfoma não Hodgkin (LNH). As duas são do município de Itapipoca e estão sendo acolhidas pela instituição há quatro meses. Para ela, esse momento foi uma grande benção. “Esses momentos de visitações e entregas de presentes são tão importantes, pois deixam as crianças mais à vontade, diante de uma rotina com hospitais, remédios e tanto sofrimento”, contou emocionada.
A mãe da Geysa Gonçalves de 14 anos, falou um pouco da situação da filha e de como esse momento fez bem para ela. “Nós somos do Cariri e estamos investigando uma suspeita de leucemia na minha filha, já estivemos aqui no Lar Amigos de Jesus algumas vezes. É sempre muito difícil quando temos que viajar para o tratamento e esses momentos de alegria que vocês estão proporcionando, ajudam a trazer ânimo para o dia dela”, afirmou Cláudia Gonçalves, mãe da adolescente.
Irmã Conceição, responsável pelo Lar Amigos de Jesus, fez questão de agradecer ao Diretor-Geral e a todos os amigos do DNOCS que proporcionaram esse momento para as crianças. “Nossa casa já existe desde 1987 e esses momentos dão uma motivação maior, pois nós precisamos que as pessoas façam essas doações, como o DNOCS faz, poque assim as crianças recebem esse carinho. Essa visita é muito importante, esses brinquedos proporcionam alegria, autoestima e vontade de viver”, destacou.
Já na Casa Sol Nascente, 17 crianças receberam os presentes enviados pelos amigos do DNOCS. De acordo com Nara Kelly, acompanhante de consultas da casa, esses brinquedos vão fazer a alegria dos pequenos. “Aqui vivemos de doações e as crianças são muito carentes, por isso esses brinquedos vão fazer a diferença”, explicou a colaboradora da instituição.
Álida Thaís estava acompanhando seus dois filhos que são assistidos pela Casa Sol Nascente. Ela é mãe dos pequenos Yuri Davi e Maria Clara, de 3 e 2 anos, que estão sendo atendidos há dois meses na instituição. “Eu morava na rua e por isso meus filhos vieram pra cá. Aqui eles recebem alimentação, são bem tratados, mas em breve teremos uma audiência para conseguir levar eles, pois agora estou morando com a minha avó e temos uma casa para ir. Depois de passar por tudo isso, vejo que esses momentos de alegria, como vocês estão fazendo hoje, são muito importantes, pois as crianças ficam muito felizes”.
A ação reforça o compromisso do Diretor-Geral do DNOCS não apenas com o desenvolvimento do semiárido, mas também com ações sociais que promovem dignidade, inclusão e esperança para quem mais precisa — especialmente no mês das crianças.