Notícias
Setembro Amarelo: DNOCS promove palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio
Encerrando o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a Divisão de Gestão de Pessoas (DGP) do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizou, no dia 30 de setembro, uma palestra em alusão à campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu no auditório da Administração Central, com apoio da GEAP Saúde e do Hospital Nosso Lar, reunindo agentes públicos para um momento de reflexão e cuidado coletivo com a saúde mental.
A abertura do evento foi feita pelo chefe da DGP, Marley Cisne, que contextualizou a origem da campanha Setembro Amarelo. Marley relembrou a história de um jovem americano que cometeu suicídio em 1994, e cujo carro, um Mustang amarelo, inspirou os amigos a distribuírem laços amarelos como forma de alertar e sensibilizar sobre a importância da prevenção. “Foi um gesto simbólico que cresceu e hoje salva vidas por meio da informação e do acolhimento”, destacou Marley.

- .
Na sequência, a psicóloga clínica Fernanda Sousa conduziu a palestra principal, abordando a importância do autocuidado como forma de prevenção da depressão e do suicídio. Em sua fala, Fernanda ressaltou que saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade que a saúde física. “Cuidar de si não é egoísmo, é necessidade. Buscar ajuda profissional, conversar, manter conexões saudáveis e respeitar seus próprios limites são atitudes fundamentais para manter o equilíbrio emocional”, afirmou.
A participação dos colaboradores foi marcada por escuta atenta e reflexões. Para Juarez Araújo, do setor de Governança do DNOCS, o tema é urgente e profundo. Segundo ele, a depressão muitas vezes nasce da perda de algo importante, seja um ente querido, um bem material ou mesmo o emprego. Em seu depoimento, ele destacou: “Continuo achando que a aproximação de Deus e seus princípios são as maiores armas para vencer a depressão. Porém, outras armas podem ser usadas nesse combate, uma delas é a amizade. Nunca abandone alguém nesse estágio. Às vezes, Deus coloca pessoas assim diante de você para que Ele possa lhe usar como instrumento e agir conforme a sua fé em que Ele pode todas as coisas. Nas próximas campanhas de Setembro Amarelo, podemos trabalhar também o tema do amor, pois o amor tudo pode, tudo vence”.

- .
Ao final da palestra a coordenadora da GEAP, Lara Lima, fez uma breve explanação sobre o trabalho da GEAP e a parceria com o Hospital Nosso Lar e o DNOCS para eventos sobre saúde.
A ação reforça o compromisso institucional do DNOCS com o bem-estar dos seus agentes públicos e a promoção de ambientes de trabalho mais humanos, empáticos e saudáveis. Falar sobre saúde mental é salvar vidas e, mais do que nunca, é preciso manter esse diálogo aberto durante todo o ano.