Notícias
Servidores do DNOCS participam de Congresso Mundial de Dessalinização
Especialistas de todo o mundo estiveram reunidos em São Paulo no Congresso Mundial de Dessalinização para discutir as tecnologias de dessalinização e reuso da água. O DNOCS foi representado pelos servidores Alexandre Moura, da coordenadoria Estadual de Pernambuco e Manoel Messias, da coordenadoria Estadual de Sergipe, através do Programa Água Doce.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas foi umas das entidades pioneiras na instalação de dessalinizadores no semiárido e proporciona, através de diversos poços perfurados em todo o Nordeste e Norte de Minas Gerais, a instalação de inúmeros dessalinizadores pelo Programa Água Doce. O DNOCS é também integrante dos Núcleos Estaduais do Programa nos Estados.
O Programa Água Doce, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o qual tem o DNOCS como parceiro nacional, participou, também, com um estande na Feira das Instituições com uma maquete representando uma unidade produtiva de dessalinização e, na sessão de painéis, realizou duas apresentações: Dessalinização e reuso no Nordeste do Brasil – Apresentação do Programa Água Doce Nacional e Estaduais e Estudo de caso na América Latina, com foco na participação social na gestão de sistemas de dessalinização em pequenas comunidades do semiárido.
O reconhecimento da IDA dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com o Água Doce, que além de fornecimento de água de boa qualidade a populações difusas do semiárido, envolve capacitação de operadores e a gestão compartilhada do sistema de dessalinização pelas comunidades fez o Programa Água Doce ser premiado no Congresso.
O Congresso é realizado a cada dois anos pela Associação Internacional de Dessalinização (IDA) e o Brasil foi o primeiro país da América Latina a sediar o evento. O próximo encontro da IDA vai acontecer na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, daqui a dois anos.