Notícias
Segurança Hídrica: Ministro Waldez Góes e Diretor-Geral do DNOCS visitam Barragem Prazeres
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhado do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, cumpriram agenda na manhã desta quarta-feira (16) no município de Barro, no Cariri cearense. Acompanhados de outras autoridades, eles visitaram a Barragem Prazeres e anunciaram o início da terceira etapa do Caminho das Águas.

- .
O Caminho das Águas é uma iniciativa do Governo Federal para acompanhar e entregar obras de acesso à água em todo o país. As ações integram o Novo PAC e priorizam as regiões mais vulneráveis à escassez hídrica, com foco especial no semiárido nordestino.
O DNOCS foi responsável pela obra de recuperação e modernização do reservatório, essencial para garantir segurança hídrica a milhares de pessoas da região. A Barragem Prazeres será incorporada ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e vai beneficiar 22.758 moradores com abastecimento de água, além de apoiar atividades de agricultura, piscicultura, turismo e aproveitamento hidrelétrico

- .
Segundo o ministro, assim como as obras que estão sendo entregues no Ceará, o Governo Federal tem levado a todos os estados nordestinos ações e projetos que garantem melhorias nas condições de vida das comunidades e oportunidades de desenvolvimento socioeconômico. “Isso é transformador”, disse Waldez, reforçando que graças a essas intervenções o Nordeste consegue ser referência no Brasil, na produção e exportação de frutas. “Quantos empregos são gerados, quantas oportunidades são oferecidas?”, destacou.

- .
Ainda integraram a comitiva do Caminho das Águas o prefeito do Município, Hericlis George Feitosa; a primeira-dama de Barro, Ana Caroline Feitosa; o diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS – Substituto, Jackson Oliveira Carvalho; o deputado federal Nelinho Freitas; o presidente da Câmara de Vereadores, José Itamar Mendes; o secretário especial interino da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, Ilário Marques; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; o representante da Casa Civil da Presidência da República, Sérgio Cotrim e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Lucas Felipe de Oliveira.
Agenda:
No período da tarde, em Orós, Waldez Góes, Fernando Leão e outras autoridades visitam a obra de revitalização e modernização da Barragem de Orós. Na ocasião haverá o acionamento da nova válvula dispersora. A intervenção no reservatório amplia a capacidade de atendimento para mais de 69 mil pessoas nos municípios de Orós, Jaguaribe e Quixelô.