Notícias
Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio é temática de palestra no DNOCS
Na manhã desta sexta-feira, 27, foi realizada a palestra “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio” no auditório da Administração Central do DNOCS, em Fortaleza (CE). Liderada pelo estagiário do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, Sérgio Gregório, a palestra realizada para servidores e colaboradores do Órgão é parte da campanha Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio.
Segunda maior causa de morte no mundo, o suicídio é exposto como problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Dados como esse foram expostos ao longo da reunião, que com o uso de vídeo, dinâmica e debate teve o objetivo de conscientizar sobre a necessidade da discussão sobre transtornos mentais e suicídio.
A reunião iniciou com um panorama mundial da campanha, que teve início em 1994 nos Estados Unidos após o suicídio de um jovem de 17 anos. No Brasil desde 2015 o mês é adotado como um momento para conscientização sobre a saúde mental.
A importância de cuidar do emocional e pedir ajuda também foi destacada ao longo da conversa. A saúde mental nas organizações, com a necessidade de lidar com diversas demandas, foi apontado como um dos fatores que agravam transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e ansiedade.
Sérgio Gregório definiu, ainda, o pensamento suicida como a “falta de pulsão de vida” por pessoas em sofrimento e lembrou a importância de ajudar e buscar ajuda através do Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando 188.
Dados úteis
Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Uma a cada 40 segundos.
O suicídio está em segundo lugar como maiores causa de mortes no mundo. É também a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
90% dos casos de suicídio estão ligados a distúrbios mentais.