Notícias
Reforma da Previdência e aposentadoria
A Diretoria Administrativa do DNOCS, em união com o Núcleo de Gestão de Pessoas, realizou nesta manhã (01), reunião para explicitar questões sobre Reforma da Previdência, VPNI e força de trabalho. O encontro realizado no Auditório da Administração Central da sede em Fortaleza (CE) contou com a presença de servidores e aposentados.
A conversa foi iniciada com uma palestra conduzida pelos estagiários do Núcleo de Gestão de Pessoas, Ricardo Andrade e Bárbara Hunna. Abordando a temática do trabalho e sua função, foi retratada a importância do preparo para a aposentadoria. Segundo eles, é comum a convenção social da aposentadoria como um estado de inutilidade, por isso é necessário uma articulação emocional para essa etapa.
Com o objetivo de explicar as mudanças no quadro de servidores do DNOCS, o Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Marley Cisne de Morais, abordou a redução acentuada do quantitativo de servidores. 252 aposentadorias já foram realizadas em 2019 no DNOCS, número superior aos aposentados em 2018.
“Cerca de 81% dos servidores do Departamento já reúne as condições necessárias para a aposentadoria”, explicou Marley. Segundo ele, essa evasão acelerada dos servidores por aposentadoria está comprometendo a realização do trabalho da forma devida, causando dificuldades nos setores e no cumprimento de prazos.
Após a apresentação de dados, a reunião foi aberta para dúvidas. Perguntas sobre VPNI e redução salarial foram respondidas pelo Chefe da Divisão. Houve ainda, a contribuição por parte da Associação dos Servidores do DNOCS no Estado do Ceará. - ASDEC.
A reunião marcou, também, o início da campanha do Outubro Rosa no Órgão, com exibição de vídeo e distribuição de fitinhas para conscientização.