Notícias
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR NA PREVENÇÃO DO CÂNCER
Inúmeros estudos científicos apontam que a alimentação está diretamente relacionada ao aumento da incidência de câncer . A rotina da população atual é bastante agitada, esse é um dos motivos que leva a muitos buscarem uma alimentação alternativa que não oferece valores nutricionais necessários para a saúde. Com isso consomem refeições inadequadas, abrindo-se caminho para inúmeras disfunções orgânicas levando a problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, e até mesmo o câncer.
Hoje, quinta-feira, dia 02 de fevereiro, a nutricionista Camila Navarro do Fujiday, Centro de Oncologia e Hematologia (GEAP), veio palestrar sobre a importância de uma boa alimentação como prevenção e combate a esta doença que é causa de tantas mortes na atualidade, e que muito está ligada a fatores dietéticos inadequados.
A inserção de sementes oleaginosas na refeição é muito importante, assim como folhas verdes, batata-doce, leite, aveia, peixe, que são fontes de alfa tocoferol , substância que inibe a ação de radicais livres no organismo assim como o crescimento de tumores. Deve-se evitar alimentos gordurosos, alimentos industrializados, bebida alcoólica, adoçante (açúcar em geral, principalmente refinado) e carne vermelha. Preferir sempre o azeite ou óleo de coco como fonte de gordura é uma boa ideia. E claro, beber bastante água, essa atitude ajuda na renovação celular, além de evitar infecções e alergias.
É interessante lembrar que não apenas a boa alimentação previne o câncer, mas também evitar o estresse, praticar atividades físicas, eliminar vícios (é imprescindível o abandono do tabaco que contém mais de 4.700 substâncias cancerígenas) e o autoconhecimento, pois isso facilita a observação de pequenas ou grandes alterações externas no seu corpo . Querer dar conta de tudo e esquecer os cuidados essenciais do próprio corpo é um perigo! Mantenha-se longe do vilão da sua prosperidade profissional e pessoal, previna-se contra o câncer!