Notícias

Protocolo prevê Estação de Piscicultura com reuso da água

Publicado em 08/10/2020 11h20
288a4212-0192-466f-a812-c21709467c65.jpg

   Protocolo de Intenções foi celebrado entre o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A assinatura do Protocolo foi assinado pelo Coordenador Estadual em Minas Gerais, Rogério Evangelista e pelo Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Antônio Alvimar Souza.

O instrumento contratual tem por objetivo a cooperação e intercâmbio técnico-científico e cultural, dentre outras atividades. É destaque na parceria um projeto de piscicultura/hidroponia que tem como objetivo a montagem de estação de piscicultura com reuso da água, contendo o tratamento do efluente com aproveitamento para produção de hortaliças por meio de hidroponia.

O projeto atende reivindicação de pequenos agricultores familiares, que já conhecem a tecnologia de produção de peixes, porém tem dificuldades para aquisição do material adequado.

A Coordenadoria Estadual do DNOCS em Minas Gerais vai contribuir com os kits e o apoio técnico para implantação e operação. O sistema de criação de peixes em módulos , acoplados ao tratamento do afluente e a hidroponia agrega, ao produtor rural, subprodutos que contribuirá com a autos sustentabilidade de sua propriedade.

Entre os benefícios estão apoio ao arranjo produtivo local, a fixação do produtor rural no campo, a geração de emprego, o uso dos subprodutos da estação de tratamento para melhoramento do solo e o desenvolvimento regional através do fomento da produção de carne de peixe.