Notícias
Presidente da Funceme fala sobre maior média histórica de probabilidade chuvosa nos últimos 10 anos
O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio, fez palestra nesta sexta-feira (09), no auditório da Administração Central do DNOCS, em Fortaleza, sobre o prognóstico de chuvas no Ceará .
A avaliação climática aponta que há 40% de probabilidade para chuvas superiores à média histórica, 35% em torno da normalidade e 25% de chances do período se encerrar abaixo do normal no período de fevereiro a abril. Os estudos foram feitos por especialistas de todo o país, que estudam os fenômenos ocorrentes nos oceanos Atlântico e Pacífico.
Segundo Eduardo Sávio, trata-se da maior média histórica de probabilidade chuvosa no Ceará dentro dos últimos dez anos. O prognóstico divide em duas partes o território. O Norte, que inclui Fortaleza e Região Metropolitana e a Região Sul, onde ficam algumas das principais bacias hidrográficas.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, explica que a estimativa é que o Norte receberá chuvas intensas e que a Região Sul pode não receber precipitações suficientes para o sustento dos reservatórios.
A palestra foi acompanhada pelo diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, pelo diretor de Infraestrutura Hídrica, Roberto Otto Massler, pelo diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, servidores, terceirizados e estagiários.
Previsão para o Carnaval
Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ao longo desta sexta-feira (9 ), há possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Cariri e no noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
No sábado (10) , o folião que estiver no Centro-Norte, principalmente na área da Serra da Ibiapaba, pode se preparar para receber chuvas. Neste dia ainda há possibilidade de precipitações no sul do Ceará.
No domingo (11) , a previsão do tempo indica nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado.
Para a segunda (12) e a terça (13) , são esperados períodos variando entre sol e eventos de chuva.