Notícias
Pesquisadores brasileiros e espanhóis trocam experiências no setor de irrigação
O Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada teve início nesta terça-feira (25), no auditório da Zootecnia – Universidade Federal do Ceará (UFC) e contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção - substituto, Eduardo Gonçalves Segundo, representando o Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra.
O evento tem o objetivo de ser um espaço de integração entre os dois países, envolvendo trocas de conhecimentos e inovações na área da agricultura irrigada. Além de discutir o uso consciente da água e a implantação de novas tecnologias na irrigação, a atividade pretende avaliar o cenário da gestão da água e a cooperação e capacitação na temática de recursos hídricos.
Pesquisadores brasileiros e espanhóis trocam experiências no setor da irrigação e discutem a importância da água no Semiárido Brasil Espanha de Agricultura Irrigada. A palestra de abertura foi sobre “ Recursos Hídricos e alocação de água para a agricultura”, com o representante da Secretária de Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, representando o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, e com o pesquisador do Instituto de Agricultura Sustentável (IAS) do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) na Espanha, Luciano Mateos.
O Seminário Brasil Espanha de Agricultura Irrigada é uma realização da Universidade Federal do Ceará, do Instituto Future, da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), do IFCE e do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (INOVAGRI).
A grande atração do Seminário é o estande do DNOCS onde estão expostosos produtos do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas e suas experiências. Localizado nos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, o Tabuleiros de Russas é modelo para o País, no paradigma da irrigação.