Notícias
Palestras e apresentação da Comissão de Ética abrem programação dos 108 anos de atividades do DNOCS
A programação alusiva aos 108 anos de atividades do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas -DNOCS foi aberta às 9h desta quinta feira (19), no auditório da Administração Central, em Fortaleza, com a realização da palestra “O Progresso Descobre o Sertão: A Inspetoria de Obras Contra as Secas (1909-1918)”, proferida pelo professor Kleiton de Sousa Moraes. Kleiton é vice-reitor do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará e Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O palestrante fez um relato dos primeiros dez anos de criação do DNOCS ( na época IOCS) e seus primeiros dez anos de existência, as representações sobre o sertão e o sertanejo, as primeiras viagens científicas, a política de combate às secas, dentre outras.
Segundo Kleiton Moraes o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha publicado em 1902, muito comentado mas pouco lido, foi importante para o conhecimento das autoridades da época, notadamente pela força das fotografias estampadas no livro que mostravam a realidade da região.
Após a palestra houve a formação de uma mesa de debatedores formada pelos técnicos do DNOCS, José Alberto de almeida, Jean Clésio Saraiva e José Alfredo de Albuquerque.
Em seguida foi realizada a palestra “ DNOCS: Sociogênese, História e Desafios”, por Edgar Braga que mostrou as dificuldades e os entraves para a implantação da Inspetoria de Obras Contra as Secas principalmente pela ação dos cafeicultores de São Paulo que enquanto estiveram no poder a implantação da Inspetoria não saiu do papel.
Edgar Braga tem mestrado em história social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em sociologia também pela UFC. Participou como auxiliar de pesquisa do projeto Memória Científica do Semiárido Brasileiro (MECITSAB).
Comissão de Ética
No período da tarde, foi apresentada a nova Comissão de Ética do DNOCS (COÉTICA) que tem como presidente o engenheiro, Adbeel Goes Filho. A Comissão é composta por 03 (três) membros titulares e 03 (três) suplentes e uma Secretária-Executiva, nomeados pelo diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra.
Adbeel falou das atribuições da Comissão que são: atuar como instância consultiva dos dirigentes e servidores, aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público e o Código de Ética do DNOCS.
A Comissão de Ética vai funcionar no Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, sala Orós, 1º andar, na Avenida Duque de Caxias, 1700, Fortaleza – Ceará.