Notícias
O DNOCS é pioneiro em incentivar o consumo de pescado
.
A Semana do Peixe foi criada há 14 anos pela então Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (SEAP) em todo o território nacional. Em 2016, o setor privado assumiu a ação, apoiado pela Compesca, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério da Agricultura. A campanha incentiva as ações com intuito de aumentar o conhecimento da população sobre os benefícios do pescado.
Além disso, o DNOCS incentiva o consumo de pescado desde os primórdios da década de '30, com a criação da Comissão Técnica de Piscicultura do Nordeste, cujo principal objetivo foi amenizar a falta de alimento para a população nordestina, por meio da produção de peixes nos açudes da região. Portanto, a quase 87 anos o DNOCS vem trabalhando para proporcionar condições para a produção de pescado e seu consumo, os cursos promovidos pelo DNOCS além de ensinarem a criar também ensinam a beneficiar o pescado nas diversas formas existentes: filés, defumado, salgado (tipo bacalhau), sardinhagem, dentre outros.
Rico em nutrientes, saboroso e saudável. Esses são alguns dos benefícios do consumo de peixes na alimentação e, devido à diversidade de espécies, também é um alimento acessível a todas as classes sociais. Mesmo com tantas vantagens, o consumo de pescado no Brasil ainda é inferior a 10 kg por habitante ao ano, mesmo patamar mundial da década de 1960, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Os dados de 2014, divulgação mais recente, indicam que a média mundial foi de 20kg per capita ao ano.