Notícias
DNOCS participa de seminário sobre Desenvolvimento Sustentável
O DNOCS participou nesta terça-feira(18) da abertura do Seminário Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável: Estratégia de Atuação do Incra. A chefe de gabinete, Raquel Pontes, representou o diretor geral do órgão, Walter Gomes de Sousa.
Para o secretário de Desenvolvimento Territorial do ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira, que abriu o evento, é importante e fundamental que a reforma agrária esteja no centro dos debates. E anunciou a reativação do Programa Territórios da Cidadania.
O seminário se insere no contexto da cooperação entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra e a Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro. O superintendente regional do Incra/CE, Roberto Gomes, disse que entre os resultados esperados está o desenvolvimento de um projeto de pesquisa da RedeSist, que irá auxiliar o Incra nas ações de obtenção e desenvolvimento de assentamentos.
A presidente do Incra, Maria Lúcia Fálcon, falou no seminário da necessidade de se reforçar a política de territorialidade na reforma agrária e a importância de se trabalhar em equipe.
Também estiveram no encontro o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, representando a governadora Estado em exercício, Izolda Cela, pesquisadores do IBGE, da Fiocruz e das universidades federais de Sergipe, do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Pará e da Paraíba, além de representantes do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Funasa, Fetraece, Patrimônio da União e Comitê Água para Todos.
A grande atração da abertura do encontro ficou por conta da apresentação do grupo de teatro Carrapicho, que encenou a peça “narradores da terra e do fogo”, que conta a história dos moradores do assentamento “ Todos os Santos”, do município de Canindé, no Ceará.
Serviço: Data : 18 a 20 de agosto de 2015 Local: Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa, nº 740