Notícias
DNOCS repovoa açude Pedras Brancas com 100 mil alevinos de tilápia
O DNOCS repovoou o açude Pedras Brancas ( Venícius Berredo) com 100.000 alevinos (filhotes de peixe) de tilápia, atendendo solicitação da Associação dos Pescadores daquele açude, localizado no município de Banabuiú, Ceará. A ação teve a parceria da Secretaria de Pesca de Banabuiú. O açude Pedras Brancas tem capacidade de acumular 434 milhões de metros cúbicos de água e, atualmente, está com 15,4% de volume, correspondendo a 67 milhões de m³.
Os alevinos foram produzidos na estação de piscicultura do DNOCS no açude Castanhão que, segundo o chefe daquela unidade, Francisco Jaime de Oliveira, continua produzindo uma quantidade média de um milhão de alevinos por mês, os quais estão sendo distribuídos nos açudes da região que ainda dispõem de condições de água para repovoamento sem comprometer sua capacidade de desenvolvimento. No momento, 80% dessa produção são destinados ao repovoamento do próprio açude Castanhão, ficando os outros 20% para distribuição nas demais reservas hídricas regionais.
De acordo com o coordenador de Pesca e Aquicultura do DNOCS, Pedro Eymard Mesquita, apesar dos problemas de recarga dos açudes em decorrência das poucas chuvas invernosas, o DNOCS continua com seu trabalho de produção e distribuição de alevinos para prover as populações rurais de alimento de alto valor nutricional.