Notícias
Comissão apresenta estágio do Planejamento Estratégico Institucional do DNOCS
A Comissão Operacional de Planejamento Estratégico – COPE do DNOCS apresentou na manhã desta quinta-feira, os trabalhos de elaboração do Planejamento Estratégico Institucional – PEI do órgão, em evento realizado no auditório da Administração Central, com as presenças do diretor geral, Walter Gomes de Sousa, do diretor Administrativo, Ivan Monte Claudino, de coordenadores e servidores.
Na abertura do evento, o diretor geral, Walter Gomes de Sousa, desejou a todos muito sucesso na elaboração da segunda etapa do Planejamento Estratégico da instituição que é essencial para sua sobrevivência e fortalecimento. O coordenador substituto da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica – CGPE, Nilo Barsi, disse que o DNOCS há muito tempo deseja fazer esse planejamento, antes, com a contratação de empresas especializadas e agora, com os próprios servidores do DNOCS. Para isso, foi constituída a COPE que está coordenando os trabalhos de alinhamento teórico e das oficinas.
A visão do DNOCS é ser reconhecido, até 2020, como instituição de referência nacional em ações para a harmoniosa convivência com os efeitos das secas. O principal objetivo de se fazer o PEI agora é porque existem três motivos fundamentais: a pouca visibilidade perante a sociedade; a necessidade de delinear seu planejamento estratégico e a demanda reiterada dos órgãos de controle.
Partindo desse princípio, já foi aprovada a sua missão institucional: promover a adequada convivência com a seca por meio da implantação de infraestrutura, do aproveitamento e da gestão integrada de recursos hídricos, assegurando o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população do semiárido.
Segundo os trabalhos já realizados na primeira etapa e apresentados pelo presidente da COPE, Clésio Jean, o PEI terá como objetivos estratégicos: assegurar o reconhecimento institucional do DNOCS; promover articulações sociopolíticas para uma efetiva atuação institucional; implementar mecanismos de participação e de controle social e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de áreas suscetíveis à escassez hídrica. Para isso, haverá os processos internos visando promover estudos, pesquisas e difusão de tecnologias; assegurar a descentralização das ações para as coordenadorias estaduais e implementar um modelo de excelência de gestão.
O Planejamento Estratégico quer dar à instituição e a seus componentes, uma escala de valores onde prevaleçam a ética e transparência, a valorização do ser humano; a sustentabilidade, a gestão meritocrática, as soluções inovadoras e a excelência técnica.
Para a elaboração da segunda etapa do PEI, serão efetuadas oficinas com a participação de técnicos e servidores do DNOCS, assim definidos: dia 18 à tarde – participantes das diretorias de Infraestrutura Hídrica, de Produção e da Procuradoria; dia 19 pela manhã – participantes da diretoria Administrativa e da coordenadoria de Planejamento e à tarde, com representantes da Coordenadoria Estadual do DNOCS no Ceará. A componente da Comissão, Patrícia Moreira Bessa, na ocasião, incentivou os colegas setoriais a participares dessas oficinas. No final da sexta-feira, haverá o encerramento com as presenças dos diretores do órgão.