Notícias
Palestra mostra o destino adequado dos resíduos sólidos
A I Semana da Consciência Ambiental do DNOCS apresentou nesta manhã de quarta-feira, no auditório da Administração Central, a palestra “Resíduos Sólidos: seus impactos, oportunidades e desafios”, constante de três temas que são importantes na educação ambiental dos cidadãos e na sustentabilidade ambiental do nosso planeta.
O primeiro tema, “A problemática dos Resíduos Sólidos e os Impactos Ambientais”, foi desenvolvido pelo engenheiro ambiental Paulo Roberto, que mostrou, entre outros números, que, enquanto a população brasileira cresceu 3,7% nos últimos anos, a produção de lixo teve um incremento de 4,1% no mesmo período, mostrando que o brasileiro está cada vez mais consumista.
A engenheira sanitária e ambiental, graduada pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE, Aline Baldez, discorreu sobre “A Importância da Reciclagem e Coleta Seletiva”, e pediu, logo no início, que o brasileiro consuma menos. Como exemplo, citou ela própria que em um determinado momento verificou que possuía 28 calças jeans e que, naturalmente, usava apenas três que mais gostava. Isso é consumismo decorrente da desenfreada propaganda sobre consumo. “As pessoas devem comprar menos e doar os objetos para reúso às instituições de necessitados”, afirmou.
No terceiro tema, “Dicas de como ser um Cidadão ativo contra a Problemática dos Resíduos Sólidos” a engenheira ambiental, formada pelo IFCE, Camila Lira, ensina e sugere como fazer para separar os diversos tipos de resíduos, secos e úmidos, em recipientes adequados para tal fim e incentivou aos presentes que desenvolvam produção de hortaliças em suas residências, sem uso de agrotóxico, e deu outras dicas de sustentabilidade ambiental.