Notícias
Perímetro irrigado do DNOCS é tema de tese de doutorado
Com o tema “Quantificação do custo de recuperação do passivo ambiental de solos degradados, por sais no Perímetro Irrigado Curu-Pentecoste, no Ceará”. O engenheiro agrônomo José Alfredo de Albuquerque, lotado na Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Produção (DP) fez, no último dia 19, a sua defesa de tese de doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
A banca examinadora foi composta pelos professores Raimundo Nonato Costa (UFC). Renato Sílvio da Frota Ribeiro (UFC), Hans Raj Gheyi (UFCG), Marisete Dantas de Aquino (UFC) e o Francisco Nildo da Silva (UNILAB). Após ser concluída a defesa da tese, todos os membros da banca foram unânimes em elogiar a pesquisa, classificando-a inédita no universo acadêmico, sendo os elogios extensivos ao DNOCS, o qual foi reconhecido como uma instituição que representa a universidade no estudo do nordeste brasileiro.
A pesquisa constatou uma hipossuficiência financeira e técnica dos agricultores irrigantes; que a degradação ambiental por sais atinge a 53% da área do perímetro irrigado; que há uma iminência de desertificação em 41% dos solos em condições de sódicos; e que, em decorrência dos aspectos de solidariedade, a responsabilidade civil objetiva na reparação do dano ambiental, provocado pela irrigação, é do poder público.
O Diretor da DP, do DNOCS, Laucimar Loiola, a respeito da tese Alfredo Albuquerque, destacou que agora novos horizontes se abrem para a reversão dos danos ambientais causados pela irrigação, considerando que essa atividade desenvolvida nos perímetros irrigados tem como subproduto a degradação dos solos por sais.