Notícias
Parceria entre DNOCS e instituições visa implantar novo modelo de monitoramento para o Castanhão
Objetivando o uso sustentável das águas do açude Castanhão, foram criados dois grupos técnicos multi-institucionais formados pelo DNOCS, Cogerh, Semace, Ibama, Ministério da Pesca e Aquicultura, Agência Nacional de Águas-ANA e Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará. O primeiro, terá como finalidade estudar a qualidade da água e o segundo, proceder o inventário da infraestrutura e a atual ocupação do espelho d'água.
De acordo com o engenheiro agrônomo do DNOCS e chefe do CPA/PA, Airton Rebouças Sampaio, para a criação de tilápia do Nilo em tanques-rede, torna-se necessário o desenvolvimento de um modelo de monitoramento, mediante análises de parâmetros físicos, químicos e biológicos. Ao final do estudo, pretendem os grupos estabelecer a capacidade de suporte da coleção d'água em lide e a readequação dos parques aquícolas daquele grande reservatório.
Os grupos vão iniciar os trabalhos já a partir da próxima sexta-feira, 24 de abril, estando previstas reuniões, viagens de campo e análises laboratoriais durante seis meses do ano em curso.