Notícias
Poços perfurados pelo DNOCS no Gurguéia não estão desperdiçando água
Sobre matéria inserida no noticiário Jornal Hoje da TV Globo, edição do dia 07 de abril, que fala sobre poços perfurados pelo DNOCS no vale do rio Gurguéia, no Piauí, informamos o seguinte:
Na década de 70 do século passado o DNOCS perfurou 15 poços no vale do Gurguéia, aproveitando o aquífero que guarda a terceira maior reserva de água subterrânea do Brasil, e que eram destinados a irrigar o projeto de irrigação Alvorada do Gurguéia.
Segundo o coordenador estadual do DNOCS no Piauí, Aloisio Gomes Ferro, o projeto conta com cerca de 2.000ha de terras irrigáveis e foram assentados na área 285 irrigantes familiares. De acordo ainda com o coordenador, nenhum dos 15 poços perfurados pelo DNOCS está desperdiçando água.
No mesmo período, a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais-CPRM, fez também perfuração de poços na região, para pesquisa dos aquíferos Cabeça e Serra Grande, resultando em instalação de poços de grandes vazões, entre os quais, o Violeta, que se encontra em área que não pertence ao DNOCS e hoje é supervisionado pela Agência Nacional de Águas-ANA.
De acordo com informações da coordenadoria do DNOCS no Piauí, as águas desse poço não estão sendo desperdiçadas, pois elas têm mantido a perenização do rio Gurguéia, que por sua vez é afluente do rio Parnaíba, contribuindo para o abastecimento d'água de várias localidades ao longo do percurso destes rios, propiciando, também, a irrigação em várias áreas e as sobrevivências da fauna e flora da região, a exploração da piscicultura e bebedouros para animais.