Notícias
Primeira etapa do Planejamento Estratégico do DNOCS é apresentado aos diretores
A Comissão Operacional de Planejamento Estratégico Institucional do DNOCS- COPE, apresentou ao diretor geral e demais diretores o trabalho desenvolvido na 1ª etapa do Planejamento Estratégico da instituição, na manhã desta quinta-feira, 05, no gabinete da Administração Central em Fortaleza. O trabalho consiste na elaboração da Mapa Estratégico onde se inserem a Missão, os Valores, a Visão e os Objetivos Estratégicos do DNOCS, que nortearão as ações visando dotar o órgão de uma gestão moderna e que atenda aos anseios da sociedade.
A Comissão fez um diagnóstico aprofundado das condições atuais do DNOCS, analisando suas forças e suas fraquezas dentro do ambiente interno e as oportunidades e ameaças no contexto do ambiente externo e concluiu que, das quatro etapas que caracterizam uma instituição sólida ou enfraquecida – manutenção, desenvolvimento, crescimento e sobrevivência – o DNOCS encontra-se nessa última situação, necessitando, com urgência, de um redirecionamento no seu processo administrativo-institucional para que atenda, com competência, às demandas dos tempos atuais.
Segundo o presidente da COPE, Clésio Jean saraiva, a Comissão elaborou um Mapa Estratégico Institucional com as diretrizes que possibilitarão, em etapas futuras, instituir um modelo de gestão ágil, transparente e moderno para o DNOCS, constituído das seguintes premissas:
MISSÃO - promover a adequada convivência com a seca por meio da implantação de infraestrutura, do aproveitamento e da gestão integrada de recursos hídricos, assegurando o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população do semiárido.
VALORES - valorização do ser humano, ética e transparência, sustentabilidade, gestão meritocrática, soluções inovadoras e excelência técnica.
VISÃO - ser reconhecida, até 2020, como instituição de referência nacional em ações para a harmoniosa convivência com os efeitos da seca.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS – Sociedade: impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de áreas suscetíveis à escassez hídrica; promover articulações sócio-políticas para uma efetiva atuação institucional; implementar mecanismos de participação e de controle social; assegurar o reconhecimento institucional do DNOCS. Processos Internos: promover estudos, pesquisas e difusão de tecnologias; assegurar descentralização de ações das coordenadorias estaduais; implementar um modelo de excelência de gestão. Financeira/Orçamentária: implementar mecanismos de arrecadação; aprimorar a alocação e a disponibilização dos recursos; otimizar o monitoramento e a execução orçamentária e financeira.
O diretor geral do DNOCS. Walter Gomes de Sousa, elogiou o trabalho desenvolvido pelos membros da COPE, todos funcionários de carreira do DNOCS, destacando a eficiência e o conhecimento técnico e administrativo dos servidores da instituição, bem como os diretores participantes do encontro, Glauco Mendes ( Infraestrutura Hídrica), Laucimar Loiola (Produção) e Ivan Claudino (administrativo), e o coordenador de Recursos Humanos, Marley Cisne, que louvaram o trabalho apresentado.
A segunda etapa do Planejamento Estratégico vai abordar o produto, que é o Plano Estratégico Institucional, com a consolidação dos trabalhos, alcançando o estabelecimento de metas e as indicações estratégicas.