Notícias
Poços do DNOCS: benefícios vão além do abastecimento familiar
Dona Luiza do Espírito Santo tem 82 anos e há 56 mora na comunidade de Pantanal no município de Boa Hora, no Piauí. Por todo esse período, dona Luiza usava água dos brejos próximos. “Era só o que tinha de água aqui”, lembrou essa senhora. Hoje, com a implantação do sistema simplificado de abastecimento em sua comunidade, objeto de parceria entre o DNOCS e a prefeitura de Boa Hora, ela usa água da torneira, tem banheiro com chuveiro e deposita água em um recipiente no quintal para as necessidades mais urgentes e para aguar as plantas. Viúva de Pedro Cardoso da Silva e mãe de 8 filhos, dona Luiza está maravilhada com essa novidade e faz questão de contar para todo mundo que agora tem água fácil.
Do mesmo modo, famílias beneficiadas com a perfuração e instalação dos 29 poços públicos entregues pelo DNOCS na última sexta-feira nos municípios piauienses de Campo Maior e Boa Hora, mostram a alegria de terem água encanada em suas residências. É o caso de Vicente Alves da Silva, 64 anos, morador da comunidade de Fazendinha em Campo Maior, que desde 1983 não via água em sua torneira e de Domingos Rodrigues de Morais, 72 anos, morador de São Raimundo em Boa Hora, que tinha de pegar água distante para prover suas necessidades. Damiana Oliveira da Silva Santos, 53 anos, filha de dona Luiza, fez questão de mostrar sua pequena horta e os pés de mamão que irriga com a água do poço de Pantanal.
Segundo o prefeito de Boa Hora, José Resende, os benefícios que o DNOCS trouxe ao seu município vai muito além da oferta de água às famílias das 11 comunidades assistidas. Escolas, postos de saúde, engenhos de rapadura e produtores de doce de buriti também são beneficiados. “Só para se ter ideia, a Unidade Básica de Saúde Estevão Pereira de Alcântara, em Lagoa Seca, e que atende a 19 comunidades prestando serviços de saúde bucal, enfermagem e saúde da família, não estava atendendo os pacientes por falta de água. Agora, tem água suficiente e fácil para o atendimento”, afirmou. O mesmo acontece com a Escola Municipal Madalena Almeida que tem 184 alunos matriculados. Dos 122 engenhos do município, 29 estão sendo beneficiados pelos poços perfurados e instalados pelo DNOCS em parceria com a prefeitura.
O DNOCS, somente no Piauí, está perfurando e instalando 167 poços públicos, no valor total de R$8.082.587,90 dentro dos programas Água para Todos e Defesa Civil ( convênios com prefeituras), em 167 comunidades de 73 municípios, beneficiando, diretamente, mais de 2.000 famílias, escolas, postos de saúde e inúmeros sistemas produtivos locais.