Notícias
Comunidades do Piauí são beneficiadas com poços do DNOCS
O DNOCS, na última sexta-feira (05), entregou à população de comunidades dos municípios de Campo Maior e Boa Hora, no Piauí, 29 poços públicos aparelhados e com sistemas simplificados de abastecimento, beneficiando cerca de 200 famílias, postos de saúde, escolas e pequenos empreendimentos produtivos. Os eventos aconteceram nas comunidades de Fazendinha e Mangueira em Campo Maior; Parazinho, São Raimundo e Pantanal, em Boa Hora e contaram com as presenças do diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Glauco Mendes; do coordenador Estadual do DNOCS no Piauí, Aluisio Ferro; dos prefeitos Paulo Martins (Campo Maior) e José Resende ( Boa Hora), do diretor do Serviço de Água e Esgoto de Campo Maior, João Lima, do presidente da empresa perfuradora dos poços, Maurício Melo e de lideranças comunitárias.
Segundo João Lima, o sistema simplificado compreende, além do poço tubular, um reservatório de 10.000 litros, equipamentos, eletrobomba e rede de distribuição. Para o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, essas ações do DNOCS em parceria com as prefeituras municipais, está permitindo a que o sertanejo, nesse período de extensa estiagem, possa contar com água potável em sua casa, já que a vazão dos poços têm correspondido às expectativas. “O poço de Fazendinha tem capacidade de vazão de 30.000 litros/hora e está atendendo inicialmente a 60 famílias das imediações”, ressaltou o prefeito. Ele aproveitou a oportunidade para entregar a Glauco Mendes um documento dirigido ao Diretor Geral do DNOCS, Walter Gomes, o qual, reivindica a implantação de mais 20 sistemas simplificados de abastecimento e uma passagem molhada sobre o rio Longá para atender a comunidade de Poções II.
Em Boa Hora, o prefeito José Resende, em um desabafo, declarou que “O que o DNOCS fez por nós, nenhuma instituição fez. Tem lugar que há 18 anos a água não chegava nas torneiras e agora tem água graças ao DNOCS”. O prefeito aproveitou e solicitou mais 60 dias de prazo para a máquina perfuratriz concluir os trabalhos, sendo autorizado de imediato pelo diretor de Infraestrutura Hídrica, além de tubos de distribuição da água. O município está sendo atendido com a perfuração e instalação de 16 poços em 11 comunidades, beneficiando 355 famílias.