Notícias
Parlamentares homenageiam DNOCS pelos seus 105 anos de história
Na semana em que o DNOCS completou 105 anos, várias homenagens foram prestadas a este órgão centenário, pelo seu importante trabalho no desenvolvimento social e econômico do semiárido brasileiro. Além da programação realizada no último dia 22, na Administração Central, alguns vereadores e deputados utilizaram seus compromissos parlamentares para enaltecer a influência que o órgão tem no combate à seca e na expansão da infraestrutura hídrica do Nordeste e do norte de Minas Gerais.
O vereador Francisco Araújo Costa, na sessão da Câmara Municipal de Forquilha-CE, do último dia 22, destacou as diversas ações que o órgão vem realizando ao longo de sua história e que impactam positivamente a região. Ele lembrou que a construção do Açude Público Forquilha é a principal causa da existência da cidade e que o primeiro Sistema de Abastecimento de Água do município foi realizado pelo DNOCS.
Ainda durante o seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou os benefícios prestados pelo DNOCS em solo forquilhense e em todo Nordeste brasileiro. Entre eles, Francisco Araújo Costa citou a construção de rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, portos, implantação de redes de transmissão telegráficas, usinas elétrica, ações sociais para o abastecimento aos flagelos da seca, açudagem, irrigação, piscicultura, estações meteorológica entre outros serviços para “o bem da Pátria e da humanidade”.
MAIS PARLAMENTARES
Em Fortaleza, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, do último dia 21, a deputada Fernanda Pessoa parabenizou a instituição, ressaltando que “o DNOCS foi o primeiro órgão federal a estudar a problemática do semiárido, marcando presença em todo o solo nordestino e dando uma nova dimensão para as políticas públicas de combate à seca”. Já no dia 23, o vereador Deodato Ramalho, na plenária da Câmara Municipal de Fortaleza, saudou o DNOCS pelos seus 105 anos a favor da melhor convivência do homem com a região.