Notícias
Selo e lançamento de livro são destaques no aniversário do DNOCS
O Hasteamento da Bandeira marcou o início das comemorações dos 105 anos do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), na manhã desta quarta-feira (22/10), na sede do órgão. Ao som do Hino Nacional, regido pela Banda da Polícia Militar, o Diretor Geral, Walter Gomes de Sousa, diretores e servidores hastearam os estandartes do Brasil, do Ceará, do DNOCS e dos estados das áreas de atuação da autarquia.
No auditório da Administração Central, as solenidades tiveram prosseguimento com o lançamento e a entrega das réplicas do Selo dos Correios Comemorativo do DNOCS. Walter Gomes foi o primeiro a obliterar o carimbo alusivo à data, salientando que o mais importante foi observar a alegria estampada nos rostos dos servidores do órgão. “Quando falamos no nome do DNOCS todos ficam felizes. A garra do povo do DNOCS é que faz esta instituição ter 105 anos de tradição”.
O Diretor Geral disse ainda que, no Brasil, não é fácil empresas, sejam elas privadas ou públicas, chegarem a essa marca mais que centenária. Para ele, o reconhecimento da população é tão fundamental quanto ao da classe política. “O DNOCS faz parte da história deste País. Independente da cor partidária, eu gostaria que eles [classe política] vissem o quanto esta instituição é importante para o Nordeste brasileiro”.
O coordenador Estadual do Ceará (CEST/CE), Daniel Lustosa, recebeu uma das réplicas do selo em nome de todos os coordenadores estaduais. Ele ressaltou que é uma honra fazer parte dessa festa e poder participar desse momento tão especial para os servidores da autarquia. “Sinto-me honrado, como cearense e fortalezense, de poder colaborar para a diminuição das dificuldades que a população vem enfrentando”.
O diretor Regional dos Correios no Ceará, Haroldo Aragão, destacou a importância do órgão para a transformação do semiárido brasileiro e a sua contribuição para o desenvolvimento regional. “É um registro histórico e, para os Correios, participar desta data comemorativa é muito importante”. Ele ainda presenteou o funcionário mais antigo do órgão, o servidor Antônio Carvalho, com uma cópia do Selo Comemorativo.
Também fez parte das comemorações, o lançamento do livro “O Semiárido e sua gente”, de autoria do engenheiro e ex-servidor, Godofredo Chaves Queiroz. O escritor fez questão de agraciar o Diretor Geral do DNOCS com o primeiro exemplar autografado, enaltecendo o valor da instituição e desejando mais 100 anos de vida ao órgão. Todos os presentes no auditório da Administração Central ganharam um exemplar da obra literária autografada pelo autor.