Notícias
DNOCS recebe visita de consultor do Banco Mundial
Nesta quarta feira (20/08), o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e produção do DNOCS, Laucimar Loiola, a chefe de Gabinete, Raquel Pontes, o coordenador Geral de Planejamento e Gestão Estratégica, José Alberto de Almeida, e técnicos da Coordenadoria de Tecnologia e Operações Agrícolas (CTA) deste Departamento, receberam a visita ilustre do consultor do Banco Mundial (BIRD), Octávio Damiani, onde, dentre outras atividades acontecidas no âmbito da DP, foram discutidos aspectos diversos dos projetos públicos de irrigação do semiárido brasileiro.
No encontro proposto por Damiani, foram debatidos possíveis problemas referentes às ocupações das agrovilas dos projetos públicos de irrigação sob a jurisdição do DNOCS com o foco em três destes: Icó-Lima Campos; Morada Nova e Tabuleiros de Russas. A intenção demonstrada pelo consultor é a de desenvolver uma metodologia a nível de campo, a fim de tentar detectar possíveis problemas de irregularidades na estrutura fundiária e acesso aos serviços públicos essenciais.
Trabalho semelhante já vem sendo desenvolvido por Damiani no Perímetro Irrigado Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Entretanto, é intenção do consultor, após a realização dos trabalhos em campo, definir um paralelo entre os projetos do DNOCS visitados e a situação observada em Pernambuco, cujo objeto final é a proposição de melhorias para as agrovilas e avanços no desenvolvimento local.
Vale destacar que, em abril deste ano, Damiani esteve no DNOCS para uma reunião preliminar e agora acaba de retornar à autarquia para o agendamento das visitas. Quinta-feira (21/08), ele visitará os projetos de Icó-Lima Campos e Morada Nova. Na sexta (22/08), pela manhã, terá acesso ao Projeto Tabuleiro de Russas. Nesse mesmo dia, à tarde, está previsto o retorno a Fortaleza para uma nova reunião, objetivando expor aos técnicos do DNOCS as experiências vivenciadas nas incursões ao campo e definir planejamento.