Notícias
Pesquisa realizada pelo DNOCS mostra potencial do mercado de peixe da água doce
A Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, através da Coordenação de Pesca e Aquicultura (CPA) do DNOCS, realizou uma pesquisa sobre o mercado de peixe de água doce na cidade de Fortaleza, Ceará, entre 29/08 a 24/10/2013 com o objetivo de observar o potencial do mercado desse pescado in natura e de seus benefícios, como também, conhecer as preferências do público consumidor da Capital.
Ressalte-se que uma cópia do relatório da pesquisa foi enviada à Coordenadoria Geral de Comercialização de Infraestrutura e Fomento do Ministério de Pesca e Aquicultura para apreciação e análise sobre o estudo. Para esta Coordenadoria, pelos resultados apresentados, é possível verificar que o mercado de peixe da água doce de Fortaleza se mostra consolidado, fortalecido, sendo um exemplo a ser seguido por cidades do Brasil. Salienta, ainda, que iniciativas como essas poderão contribuir para repensar a cadeia produtiva do pescado, ou seja, do produtor ao consumidor final, medida que poderá reduzir os custos da produção e o aproveitamento máximo do pescado com novos cortes e subprodutos e, assim, torná-los mais acessíveis ao consumidor.
Sobre a pesquisa, o coordenador de Pesca e Aquicultura do DNOCS, Pedro Eymard Mesquita relatou que os trabalhos consistiram em verificar se a quantidade demandada de pescado de água doce está sendo atendida satisfatoriamente pelo mercador produtor; observar o potencial de mercado de pescado beneficiado, de maior valor agregado; identificar se há oscilações na procura por determinados produtos ou espécies; verificar possíveis alterações de preços quanto à sazonalidade da oferta e procura e conhecer a preferência dos consumidores por peixes de água doce.
De acordo com o Serviço de Monitoramento e Controle Estatístico da CPA, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados cinco modelos de questionários, segundo a categoria do público-alvo: atacadistas do mercado público do Carlito Pamplona e da Companhia de Abastecimento do Ceará (CEASA); varejistas dos mercados públicos São Sebastião e Carlito Pamplona; supermercados e peixarias.
O Serviço de Monitoramento e Controle Estatístico da CPA que idealizou e realizou a pesquisa é composta pelos técnicos: Crisanto Lopes de Oliveira, Audízio Xavier de Almeida e Guilherme Vitor L. Magvinier, com a colaboração de Airton Rebouças Sampaio.
Maiores informações através do telefone 085 3391 5264 ou pelo e-mail: crisanto.oliveira@dnocs.gov.br.