Notícias
Diretor Geral visita Centro de Pesquisas em Aquicultura em Pentecoste
O diretor geral do DNOCS, Walter Gomes de Sousa, visitou hoje, 14, as instalações do Centro de Pesquisas em Aquicultura (CPAq), em Pentecoste, quando conheceu as ações voltadas para o campo da aquicultura desenvolvidas naquela unidade do DNOCS.
Acompanhado pelo coordenador de Pesca e Aquicultura, Pedro Eymard Mesquita, Walter Gomes conheceu várias espécies de peixes aclimatados ao Nordeste pela instituição, entre eles, a tilápia, o tambaqui, a pirapitinga, a pacucaranha e o Pirarucu. Conheceu, também, produtos da tecnologia do pescado desenvolvidos naquele centro e que, através dos diversos cursos ministrados por seus técnicos, já estão sendo difundidos e comercializados por empresas privadas.
A chefe do CPAq, Maria Inês Nobre, na ocasião, relatou os trabalhos alí desenvolvidos, bem como as necessidades de uma reforma nas instalações e de custeio para que não haja problema de continuidade nos trabalhos, que ora estão dificultados pela escassez de água proveniente do açude Pereira de Miranda.
A pesquisadora Vera Lúcia Abreu, especialista em carcinicultura, entregou ao diretor o projeto de implantação do Centro de Carcinicultura na área do CPAq, para que possam ser dinamizados os estudos de espécies de camarão, como o canela e o pitu, este se encontrando em processo de extinção. Esse centro, anteriormente funcionava na Praia de Iracema, em Fortaleza, em local onde está sendo instalado o Aquário por parte do Governo do Estado.
O diretor geral afirmou que estava muito bem impressionado com o nível das atividades desenvolvidas no CPAq, ressalvando, no entanto, o estado de conservação em que se encontra. Prometeu desenvolver ações objetivando melhorar as condições de trabalho, dotando-o dos aparelhamentos necessários e buscar recursos para a instalação do núcleo de carcinicultura.