Notícias
Produção de uvas no projeto Tabuleiros de Russas é destaque na TV Globo, no Nordeste Rural
A produção de uvas em 25 hectares no projeto de irrigação Tabuleiros de Russas, do DNOCS, cultivada por cinco produtores, foi destaque na edição de domingo (dia 29) do programa Nordeste Rural, da Rede Globo de TV. O perímetro irrigado introduziu o plantio de uvas nos anos 2009 e 2010 com o produtor pioneiro, José Marciano Bezerra, dono de lotes com 18 hectares dotados de sistema de irrigação por microaspersão.
Gerenciado pelo Distrito de irrigação (Distar), o projeto Tabuleiros de Russas faturou R$ 91.907.686,59 com produtos de origem vegetal em 2013 numa área cultivada de 5.758,88 hectares é o maior do Ceará. A reportagem destaca que o projeto de irrigação Tabuleiros de Russas conta com água garantida pelo maior açude do Ceará, o Castanhão.
Em entrevista ao repórter Thiago Meireles, Marciano Bezerra informa que iniciou o plantio de uva com a cara e a coragem: “não tinha dinheiro nem tecnologia. Foi a necessidade que me fez plantar uva”, disse ele, que começou com um hectare e hoje produz 70 toneladas de uvas por ano dos tipos itália e benitaca.
As taxas anuais de crescimento da economia do Ceará e a infraestrutura do projeto de irrigação Tabuleiros de Russas, que fica entre duas capitais – Fortaleza, do Ceará e Natal, do Rio Grande do Norte – atraíram Rinaldo Pilotti, de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Com experiência familiar no cultivo, procedente de região produtora de vinhos, Ronaldo Pilotti começou com oito hectares em 2012 e hoje cuida de 16 hectares de uva Itália branca.
Ronaldo Pilotti observa que a cultura da uva no projeto Tabuleiros de Russas ganha em qualidade pela logística, uma vez que chega logo aos centros consumidores, enquanto a produção de outras localidades leva dias no caminhão até chegar ao destino. Outro ganho é obtido na qualidade com a intensidade das horas de sol que possibilita a colheita de duas safras ao ano, nos meses de maio e julho e de outubro a dezembro, ao contrário da região Sudeste em que o clima possibilita apenas uma colheita por ano.
O Dnocs na primeira etapa implantou 10.765,72 hectares de área irrigável no perímetro Tabuleiros de Russas, que é o maior do estado do Ceará, nos municípios de Morada Nova, Limoeiro do Norte e Russas. Foram concluídas as obras de infraestrutura da segunda etapa do projeto com mais 3.157 hectares de área irrigada no município de Russas a ser licitada para produtores. A obra é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.