Notícias
Moradores de Massapê comemoram Sangria do Açude Acaraú Mirim
O açude Acaraú Mirim, localizado no município de Massapê-CE, atingiu sua capacidade máxima de 52.768.000 de m³ e etá sangrando com uma lâmina de 1,45 cm, o mesmo garante o abastecimento da cidade de Massapê e dos distritos de Mumbaba e Ipaguassu-Mirim, perenizando o Rio Acaraú e tem as suas águas usadas em pequenos projetos de irrigação de cidades da Região Norte.
O clima é de festa, alegria e comemoração na comunidade Ipaguassu-Mirim e em Massapê, com a sangria do Açude Acaraú. Dezenas de moradores saíram de suas casas, para ver as águas descendo pelo sangradouro do reservatório.
O Açude Acaraú Mirim foi construído, no início do século passado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), as suas obras iniciaram em 1900 e foram concluídas em 1907, antes da IFOCS – Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas.
Atualmente o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS através do Coordenador Estadual do Ceará, Sr. Francisco Hermenegildo Sousa Neto, designou os servidores Maurício Teixeira de Almeida e Fábio Cunha Fiock da Silva e equipe para procederem a demarcação física da área de preservação permanente no período de 19 de março a 11 de abril de 2019, como também realizar o cadastro das famílias entorno da área de montante, que estão explorando as terras, observando seu uso, bem como o estado da APP e considerando que estabelece o novo Código Florestal Brasileiro sobre essas áreas em reservatórios artificiais de acordo com o novo Código Florestal ( Lei n º 12.651/2012 e essa alteração),artigo 62, a APP desse reservatário será a distância entre o nível máximo operativo normal e a cota máxima. A baixo desta, tem início a faixa úmida, também conhecida por vazante.
Este trabalho atende também a Determinação do Ministério Publico através da Ação Civil Pública – nº 0801184-24-2017.4.05.8103